Editora HNG lança livro sobre a família Coronado Antunes
"Luiza"; matriarca da família é homenageada em obra literária
A emoção tomou conta do autor Waldimir Coronado Antunes Ribeiro ao pegar sua obra literária nas mãos e começar a contemplá-la. Os esboços das memórias e relatos de seus pais e tios compilados e guardados com zelo por muitos anos tomaram a forma de uma belíssima obra literária com o nome "Luiza", uma homenagem à matriarca da família Coronado Antunes.
Como apresentou muito bem "Dedena", a sobrinha do autor, a obra literária "Luiza" traz memórias de família. "É um livro emocionante e revelador que traça a trajetória do jovem casal José Coronado Fuentes e Gregória Cabrera e seus quatro filhos, Ana, José, Antônio e Manoel, embarcando num navio a vapor no Porto de Cádiz, Espanha, deixando a sua terra natal para construir uma vida nova em terras brasileiras".
O autor começa relatando como, no Brasil, o casal José e Gregória se estabeleceu com seus filhos numa fazenda em Pedregulho, interior paulista, onde tiveram mais duas filhas: Josepha e Luiza. Daí para frente segue relatando como sua mãe, tios e avós chegaram até a fazenda chamada Pau D'Alho, na Vila Pau D' Alho; atual Ibirarema.
A obra relata o destino de cada imigrante espanhol da família e seus descendentes, mas, de um modo especial, fala sobre a caçula Luiza. Segundo o autor, ela foi notadamente uma mulher à frente de seu tempo. Ainda muito jovem ela aprendeu a dirigir, estudou, cuidou de seus pais até a velhice e construiu a sua própria família ao lado de Francisco Antunes Ribeiro.
Os leitores de "Luiza" também encontrarão um último capítulo, o qual foi construído com a colaboração da jornalista Renata Baldo, sobre a carreira política do autor. Em seus 86 anos de vida, Waldimir realizou muitas coisas das quais pode se orgulhar: formou-se em Agronomia pela Esalq de Piracicaba; construiu família ao lado de Maria José "Zezé"; foi agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e homenageado pela mesma instituição pelo feito da descoberta do feijão carioca; empreendeu no setor agroindustrial gerando emprego e renda por longo período; foi o primeiro prefeito eleito de Ibirarema no século XXI seguindo o legado de seu pai, Chiquito, que foi o primeiro prefeito da referida cidade no século XX.
A publicação da obra literária "Luiza", pela Editora HNG (Histórias da Nossa Gente), é para Waldimir Coronado Antunes mais uma importante realização alcançada. A síntese biográfica de Chiquito Antunes, pai de Waldmir, fez parte do primeiro livro da Série HNG que traz experiências de empreendedorismo. E a síntese biográfica de Waldimir, ajudou a compor a obra HNG Agronegócios, já que o mesmo, além de grande agropecuarista, é também descobridor do feijão carioca.
O lançamento da obra literária "Luiza" se deu com uma tarde de autógrafos no último dia 21 de outubro, em meio a um coquetel e almoço oferecido para amigos e familiares no Clube dos Engenheiros de Assis. Como diz o autor: "Conhecer as nossas origens e a história de nossos antepassados nos ajuda a compreender melhor quem somos e com qual missão viemos. O legado de nossos avós e pais nos inspira na caminhada e na construção da nossa própria história. Mais que isso, nos responsabiliza a dar continuidade a um legado de trabalho, honestidade e família. Conceitos que aprendemos na formação do nosso caráter e que temos por obrigação passar para as futuras gerações. Que esse registro das memórias de nossa família e da nossa própria memória possa motivar seus leitores a fazerem o melhor de suas vidas e, desta forma, construírem também uma história da qual possam se orgulhar. Afinal, o que fica são as lembranças e memórias".