Buscar no site

Cruzália alcança 4º lugar no ranking nacional de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Assis aparece na 247ª colocação e Marília fica abaixo da milésima posição

Redação AssisCity

  • 15/11/24
  • 11:00
  • Atualizado há 10 semanas

O município de Cruzália, localizado na região de Assis, alcançou o quarto lugar no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), com 64,7 pontos. A cidade, que possui pouco mais de 2 mil habitantes segundo o último Censo do IBGE, destacou-se entre os 5.570 municípios brasileiros avaliados na terceira atualização do índice.

Divulgação - Cruzália alcança 4º lugar no ranking nacional de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - FOTO: Divulgação
Cruzália alcança 4º lugar no ranking nacional de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - FOTO: Divulgação

A pontuação coloca Cruzália no topo do desenvolvimento sustentável, demonstrando avanços no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos, estabelecidos em 2015, incluem metas como erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover prosperidade global até 2030.

Assis e Marília têm desempenho abaixo das expectativas

Assis também figura no índice, com uma pontuação geral de 57,94, ocupando a 247ª posição no Brasil. Classificada como de nível médio no cumprimento dos ODS, Assis apresentou desempenho elevado em áreas como Vida na Água, Energia Acessível e Limpa, e Água Potável e Saneamento.

Entretanto, desafios permanecem em indicadores como Indústria, Inovação e Infraestrutura, Igualdade de Gênero e Parcerias e Meios de Implementação, onde a cidade apresenta nível baixo de desenvolvimento.

Marília, outra grande cidade da região, ficou ainda mais abaixo no ranking, ocupando a 2.691ª posição com 46,88 pontos, sendo classificada como de nível baixo. A cidade teve desempenho muito alto em Água Potável e Saneamento e Energia Renovável e Acessível, além de níveis altos em Saúde de Qualidade e Ação Climática. Contudo, apresentou níveis muito baixos em áreas críticas, como Igualdade de Gênero, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Produção e Consumo Sustentáveis, Proteção da Vida Terrestre e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

CONFIRA O RANKING COMPLETO AQUI

Sobre o índice

O IDSC-BR, desenvolvido pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), analisa os avanços e desafios específicos de cada município. O objetivo é medir a qualidade de vida nos territórios brasileiros, sendo o Brasil o único país que realiza o acompanhamento completo dos mais de 5 mil municípios.

A pontuação, que varia de zero a 100, reflete o progresso total no cumprimento dos ODS. A iniciativa conta com a colaboração do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e apoio financeiro da Caixa, do Ministério do Meio Ambiente e da União Europeia.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos