Coopermota recebe visita de secretário estadual da Agricultura e comitiva
Ele anunciou mudanças em programas de financiamento rural além de negociações de fortalecimento das cooperativas que vêm sendo realizadas junto ao governo do estado de São Paulo
O secretário estadual da Agricultura, Francisco Jardim, visitou a Coopermota na última sexta-
feira, dia 27. Ele esteve acompanhado de comitiva formada pelo ex-secretário da pasta e
deputado federal, Arnaldo Jardim, assessores e integrantes do escritório estadual do
Ministério da Agricultura.
O objetivo da visita do novo secretário foi estreitar relações com a cooperativa e diferentes
empresas e entidades do estado, a partir destes três meses que está à frente da secretaria
estadual, quando Arnaldo Jardim se afastou do cargo. A comitiva passou por Adamantina,
Rancharia, Cândido Mota e se deslocaria na sequência para Ourinhos.
Além de reforçar a parceria com a diretoria da Coopermota, o secretário destacou o interesse
da pasta pelo setor de nutrição animal para o desenvolvimento de projetos que vêm sendo encaminhados pelo governo paulista. Deu ênfase ainda a importância da atuação da Coopermota na região do Pontal do Paranapanema. Segundo Jardim, a mediação da cooperativa junto aos assentados em municípios do entorno da área de abrangência da unidade da Coopermota instalada em Teodoro Sampaio tem sido decisiva para a obtenção dos dados positivos de avanços registrados pela secretaria no que se refere ao acesso à tecnologia, principalmente no setor da pecuária leiteira.
Neste sentido, o deputado Arnaldo Jardim, comentou sobre algumas mudanças de valorização
das cooperativas na intermediação de recursos de financiamentos e investimentos com verbas
estaduais, as quais vêm sendo pleiteadas junto ao governo do estado. Comentou que negociações vêm sendo realizadas junto ao governador Márcio França com o intuito de fortalecer as cooperativas a partir de mudanças na legislação atual do Fundo de Expansão do
Agronegócio Paulista (Feap). O objetivo é que as cooperativas possam operar as linhas de
crédito disponíveis aos agricultores.
"O pleito é que vocês também atuem nesta coordenação de investimentos e que isso não seja mais exclusividade do Banco do Brasil, como é atualmente. Vamos negociar esta ação com o governador. São pleitos para fortalecer a participação das cooperativas nas políticas públicas. Queremos passar 50% dos recursos às cooperativas", afirma Arnaldo Jardim.
Outra mudança anunciada pelo secretário Francisco Jardim diz respeito ao modelo de liberação de recursos para financiamento de máquinas agrícolas. "Agora vamos antecipar até 25 mil reais para o produtor dar de entrada na aquisição do maquinário, ao invés de trabalhar com o juro zero no parcelamento da dívida. Com um pagamento maior na entrada do financiamento, ele consegue reduzir o preço final do equipamento que está comprando", afirma.
Confira as fotos: