Cejusc de Maracaí oferece salas de acessibilidade digital para população
As salas atendem as regiões de Maracaí, Pedrinhas Paulista e Cruzália
Objetivando a inclusão social e a melhora na prestação jurisdicional à população das cidades de Maracaí, Pedrinhas Paulista e Cruzália; bem como aos moradores dos Distritos do Cateto, Santa Cruz da Boa Vista e São José das Laranjeiras, o Cejusc de Maracaí instalou, em outubro de 2021, duas salas de acessibilidade digital: aos cidadãos, para acesso à justiça; as partes e advogados, com dificuldades com os meios digitais; e em geral, para os que precisam participar das audiências de conciliação, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e, das audiências de instrução e julgamento, na Vara Única e no Juizado Especial Cível e Criminal.
Com a pandemia, as audiências passaram a ser realizadas de forma remota em todo o Estado de São Paulo. Assim, partes que não têm acesso à internet ou até mesmo que não possuem Smartphones ou computadores em suas residências podem ir presencialmente e utilizar a sala de acessibilidade digital, onde serão auxiliadas por servidores na utilização do sinal wi-fi e dos equipamentos de informática.
Qualquer parte e advogado pode fazer uso das salas, basta comparecer ao Cejusc (Rua 9 de Julho, 139 - Centro - Maracaí) 10 minutos antes do início da audiência a ser realizada por videoconferência.
O Juiz Coordenador do Cejusc de Maracaí, Dr. Zander Barbosa Dalcin, relata que, para que as partes participem das sessões e audiências virtuais, é necessário o uso de smartphones e computadores, mas muitas pessoas ainda encontram grandes dificuldades na utilização de recursos digitais, seja pela falta de equipamentos tecnológicos, como celular ou computador, seja pela falta de internet. Assim, as salas vêm suprir eventual restrição de acesso para participar da videoconferência por falta de meios. Ressalta, ainda, que estão sendo tomadas todas as medidas de ordem sanitárias nos prédios do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, como o uso de álcool em gel, máscara e distanciamento social.
Tal iniciativa contou com a participação de todos os servidores do Cejusc e da Administração Geral do Fórum de Maracaí, em especial do Servidor Paulo Sérgio Xavier que não mediu esforços para a concretização do projeto e implantação das salas com a cobertura do sinal de wi-fi, cotizado pelos servidores.
Cejusc de Maracaí
Rua Nove de Julho, 139 - Centro - Maracaí
Telefone 18 - 3371-1451
e-mail: [email protected]