CART recebe menção honrosa no 23°prêmio mérito ambiental da FIESP pelo Projeto "Seguindo em Frente"
Premiação aconteceu no último dia 6 de junho em São Paulo e contou com a participação de diversas empresas do Estado; 52 projetos foram inscritos
Na última terça-feira, 6 de junho, aconteceu o evento de premiação da 23° edição do Prêmio FIESP Mérito Ambiental. Na ocasião, entre os 52 projetos inscritos, o Projeto "Seguindo em Frente" realizado pela CART - Concessionária Auto Raposo Tavares e Instituto Invepar, recebeu menção honrosa na categoria "Destaque Responsabilidade Socioambiental" pelo critério alinhamento ao negócio.
O Prêmio FIESP de Mérito Ambiental homenageia iniciativas sustentáveis de empresas que se destacaram e trouxeram resultados significativos. A premiação reconhece as iniciativas das empresas que transformam vidas e promovem o desenvolvimento social dentro de seus ambientes de atuação.
A iniciativa "Seguindo em Frente" é um projeto desenvolvido com apoio do Instituto Invepar e parceiros como FATEC Ourinhos, Baobá Práticas Sustentáveis, ONG Ato Cidadão e Prefeituras Municipais dos municípios que foi desenvolvido. A proposta tem estimulado a geração de renda e empreendedorismo de moradores dos municípios de Espírito Santo do Turvo, Santo Anastácio e Ibirarema, localizados no centro-oeste Paulista, por meio da cultura da hidroponia. O projeto é uma das iniciativas aprovadas no Edital de Seleção de Projetos Socioambientais do Instituto Invepar e já beneficiou diretamente 123 pessoas.
Proposto após o impacto social e econômico negativo causado pelo fechamento de Usinas canavieiras na região, o projeto "Seguindo em Frente" tem o objetivo de melhorar a empregabilidade, inclusão econômica, social e geração de renda de seus participantes. No curso os alunos aprenderam a cultivar hortaliças por meio da técnica da hidroponia, dentro de canos, em um sistema de água corrente, adicionada de nutrientes essenciais para as plantas. Com o método não é necessário o uso do solo, assim, as verduras podem ser plantadas durante todo o ano, ficam mais limpas, resistentes e saudáveis. A técnica aprendida teve impacto positivo na vida dos alunos, permitindo um aumento na renda, inclusão social e a disseminação de práticas sustentáveis entre as cidades participantes.
A CART, uma empresa Invepar Rodovias, administra o Corredor CART, que é formado pela SP-225 João Baptista Cabral Rennó, SP-327 Orlando Quagliato e SP-270 Raposo Tavares, no total de 834 quilômetros entre Presidente Epitácio e Bauru, sendo 444 no eixo principal e 390 quilômetros de vicinais. A concessionária está inserida no Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, fiscalizado e regulamentado pela ARTESP - Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo.
Osnir Giacon, Fernando Penedo, Athayde Caldas Junior, Clara Ferraz, Daniela Ribeiro, Daniela Coneglian, Marco Antônio Figueiredo