Balneário se rompe após chuva intensa em Quatá
Cratera se formou no Balneário Municipal, que fica a cerca de 18 quilômetros do Centro.
O Balneário Municipal de Quatá (SP) se rompeu na tarde deste domingo (13) depois da chuva intensa registrada durante a madrugada. De acordo com a Casa da Lavoura de Quatá, choveu 212 milímetros em três horas.
Com o rompimento, uma cratera se formou no local, que fica a 18 quilômetros do Centro da cidade. Ao g1, o prefeito Marcelo Pécchio (PSD) afirmou que não há vítimas.
"O volume de água estava muito alto. Nesta manhã nós tivemos que abrir as comportas", disse o prefeito. "Ainda não temos dimensão total do estrago, mas infelizmente houve mesmo rompimento". Imagens aéreas serão feitas no local nesta segunda-feira (14).
Ainda segundo o prefeito, o escoamento da água que fica represada no balneário, através do rio do Peixe, não ameaça nenhum povoado. Mesmo assim, ele afirmou que a administração municipal emitiu alertas.
Além da redução brusca do nível do balneário, ocorreu quedas de árvores e destruição de alambrado.
Ao menos duas pontes ficaram prejudicadas com a chuva forte. A ponte da Água Milagrosa, que liga bairros rurais e a usina Zilor, foi arrastada. Já a ponte sobre o ribeirão da Água Limpa também ficou interditada.
A maior parte dos estragos se concentra na zona rural, mas a dimensão dos danos ainda está sendo avaliada. Estradas de terra estavam cobertas de lama e alguns veículos ficaram atolados.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Quatá, Marcelo Pécchio (PSD), disse que equipes da administração estão socorrendo a população.
"Graças a Deus nenhum problema com vítima e ninguém ferido. Os prejuízos nós estamos levantando agora. Agradeço a todas as equipes nossas que já estão em campo, onde está precisando com urgência", afirmou o chefe do Executivo de Quatá. Ele também pediu "um pouco de paciência, porque é muita coisa".