Adolescente que vestia camiseta com símbolo da maconha é preso
Polícia não encontrou nada de ilícito com o jovem. Este é o quarto caso na região Centro-Oeste Paulista em 2015.
Um adolescente foi detido por apologia às drogas em frente à Escola Horácio Soares na Vila Moraes, em Ourinhos (SP), nesta quarta-feira (25). Ele usava uma camiseta com estampa da planta da maconha e dirigia uma bicicleta motorizada.
A polícia foi acionada pelo 190 e localizou o rapaz, mas nada de ilícito foi encontrado com ele. O adolescente foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária e autuado por apologia ao crime. A camiseta e a bicicleta motorizada foram apreendidas e ele liberado.
Em janeiro, três casos como este foram registrados em Marília. Uma lojista prestou depoimento e foi liberado após a Polícia Militar apreender roupas com estampas de maconha no camelódromo.
Duas adolescentes foram apreendidas por usarem camisetas com o símbolo da planta da maconha. Uma delas estava com uma porção de maconha. Elas foram levadas para a delegacia e liberadas na presença dos pais. E um jovem de 26 anos foi detido por usar um boné com o mesmo símbolo. Ele foi preso por apologia às drogas, sem direito à fiança, já que tem passagem por tráfico e porte de entorpecentes.
Nos quatro casos, os suspeitos foram detidos com base o artigo 33 da lei antidrogas, que diz que é crime induzir, instigar ou ajudar alguém a consumir substâncias proibidas.
O delegado seccional de Marília, Luís Fernando Quinteiro, explicou que quem usar as roupas com as estampas está sujeito a ir parar na delegacia. "Tudo vai depender do caso. Manifestações, debates não configuram crime, mas isso não dá direito às pessoas de saírem com uma roupa incentivando o uso da droga."