95 anos de Tarumã é marcado por desenvolvimento econômico, ambiental e educacional
A pequena Vila Lex se tornou a cidade de futuro
Neste dia 20 de outubro de 2022 o município de Tarumã completa 95 anos de emancipação e desde a chegada da família Lex, lá no alto da cabeceira do Rio Tarumã, o desenvolvimento foi a palavra chave da cidade.
Desde esse período até a chegada da família Rezende Barbosa e da fundação da Usina Nova América, a cidade passou a ser distrito em 1927 e em 1993 foi emancipada e empossada pelo primeiro prefeito da história da cidade, Oscar Gozzi.
Gozzi esteve à frente da cidade em cinco mandatos e em 2017 iniciou o projeto Tarumã 100 Anos, com o objetivo de aumentar o IDH da cidade da posição 488 (2010) para um dos 10 maiores do país até 2027, quando completa cem anos de da data em que se tornou distrito.
Um dos projetos de sucesso da cidade, já na atualidade, foi o investimento em Energia Solar na cidade. Na ocasião a prefeitura projetou 16 minis usinas distribuídas em prédios públicos da cidade para que essas unidades estivessem conectadas gerando energia para esses locais.
Já em maio de 2022, Gozzi, ao lado do vice-prefeito Fernandes Baratella, esteve à frente de mais um grande projeto, a revitalização da Galeria Tarumã.
No local funcionava a antiga rodoviária e a Associação dos Artesãos de Tarumã, mas com o projeto vai levar para a cidade, após a conclusão das obras, um espaço de múltiplo uso, com praça de alimentação, comércio e artesanato.
O fruto do trabalho feito pela administração rendeu reconhecimento estadual e em junho Gozzi conquistou o prêmio do Sebrae de Prefeito Empreendedor, com o projeto 'Ganha Tempo Municipal'.
O Programa tem como objetivo geral promover um ambiente favorável à criação e expansão de negócios, por meio da criação de uma central de apoio ao empreendedor local, chamada de Ganha Tempo Municipal.
Nela, centralizam-se serviços essenciais e de interesse deste público em um local de fácil acesso, confortável e eficaz, otimizando o conceito de Sala do Empreendedor.
Por fim, a Prefeitura de Tarumã se destacou no desenvolvimento educacional e conquistou o 5º lugar no ranking estadual do IDEB.
Segundo Oscar Gozzi, "Tarumã avança a cada dia e com esse resultado passa a ter o melhor IDEB do Vale do Paranapanema, o 5º de todo o Estado de São e o 21º do Brasil. Isso é algo para se comemorar com alegria e emoção porque é o resultado de um trabalho incrível da nossa equipe".
O progresso está nas raízes de Tarumã, e o desenvolvimento é o que movimenta a cidade que segundo o IBGE (2020) possui hoje 15.183 habitantes, que comemoram hoje 95 anos dessa história.