Vereador sugere criação de Secretaria dedicada ao deficiente durante Caravana da Acessibilidade
Evento coroado de sucesso reuniu 300 pessoas no auditório da Acia no último sábado e contou com a presença de diversas autoridades regionais, representantes da sociedade civil organizada e membros de projetos dedicados ao deficiente.
Vereador de Tarumã, Antonio Marcos da Costa Lima, Prefeito Ezio Spera, presidente da Câmara de Assis, Ricardo Pinheiro, presidente da Uvesp, Sebastião Misiara e Rodrigo Garms, presidente da Câmara de Paraguaçu Paulista.
A 2ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania realizada em Assis no último sábado foi coroada de sucesso com a participação de 300 pessoas no auditório da Acia. Diversas autoridades das cidades vizinhas de Cândido Mota, Tarumã, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Palmital, Platina, Marília, Ourinhos e Promissão marcaram presença no evento.
Trata-se da realização conjunta entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Rede Lucy Montoro e apoio do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPD), da Prefeitura e Câmara Municipal de Assis. Representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada e de entidades que desenvolvem projetos dedicados ao deficiente fizeram parte da Caravana. Também teve presença marcante o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara.
Depois de ricas explanações sobre Mercado de Trabalho, Educação Inclusiva e Lei de Cotas feitas pelos palestrantes, a Caravana foi encerrada com êxito e o presidente da Câmara, Ricardo Pinheiro Santana, na oportunidade, sugeriu ao prefeito Ézio Spera, a criação de uma Secretaria Municipal específica dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A iniciativa foi digna de aplausos dos presentes.
Contribuíram com as discussões a desembargadora do TRT-SP 2ª Região e presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, Ana Maria Contrucci e a chefe do Departamento de Acessibilidade do TRT-SP, Daniela Kovacs, que abordaram Lei de Cotas e Mercado de Trabalho. O promotor de justiça e curador do Ministério Público Estadual da Pessoa com Deficiência, José Calderoni Jr, falou sobre as ações do MP sobre acessibilidade no município.
O secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antônio Pellegrini explanou sobre os projetos realizados no Estado e Carlos Cruz, também da mesma Secretaria, enalteceu os trabalhos desenvolvidos em prol dos direitos e da cidadania das pessoas com deficiência. A coordenadora técnica do PADEF, Nalva Cruz mencionou as ações de acessibilidade da SERT. Maria Júlia de Araújo Simões, supervisora de ensino de educação especial do Estado finalizou o encontro com o tema Educação Inclusiva.
O coral da Apae e alunos do projeto SIM emocionaram os participantes com apresentações de música e de dança. "Gostaria de agradecer a presença de todos e da colaboração de nossos parceiros nesta Caravana em que Assis foi contemplada entre apenas 10 municípios paulistas e, quero ressaltar ainda, que a acessibilidade continuará sendo prioridade nos assuntos discutidos na Câmara", enfatizou Ricardo Pinheiro, que se dedicou nos últimos três meses ao evento.
Ao final foram sorteados GPS, tablet e um quadro aos presentes. Em seguida, servido um brunch aos participantes que aproveitaram para apreciar a exposição sobre os projetos desenvolvidos por entidades do município voltados aos portadores de necessidades especiais.
,