Buscar no site

Vereador quer reajuste no repasse do auxilio transporte para universitários

Estudantes que viajam para Assis, Marília e Tupã recebem auxilio da Prefeitura Municipal.

Assessoria da Câmara

  • 09/12/15
  • 11:00
  • Atualizado há 472 semanas

A Câmara de vereadores aprovou na segunda-feira (7) o Requerimento 123/2015, de autoria do vereador Ian Salomão, com assinatura de apoio dos vereadores Cesar Kikei, Onório Anhesim, Reinaldo, Serginho e Vilma Bertho que requer ao Prefeito Municipal informações se há previsão, para o ano de 2016, de reajuste do auxílio de transporte.

Há dez anos está em vigor lei municipal que prevê que esse repasse poderá ser de até 50% do valor do custo com o contrato de transporte. Porém, nos últimos três anos, o valor repassado aos alunos não sofreu qualquer reajuste, tendo permanecido abaixo desse percentual, aumentando as despesas dos universitários.

No ano de 2015 houve alta do preço dos combustíveis e dos insumos de transporte. De acordo com informações fornecidas por empresa que faz transporte para Marília, uma das cidades que recebe mais alunos, o valor do serviço será reajustado em 14,04%, passando para R$ 325,00 mensais, fato que vem preocupando os estudantes. Enquanto isso, a verba orçamentária destinada ao transporte universitário prevista no orçamento municipal para 2016 prevê aumento de aproximadamente 2,5%.

"Vale lembrar que muitos municípios da região oferecem esse serviço de transporte de forma gratuita ou reembolsam 100% dos valores pagos pelos alunos. Mais uma vez salientamos que o reembolso digno é uma maneira de incentivar a qualificação e de possibilitar que os jovens obtenham a graduação e o aprimoramento, devendo ser encarado como verdadeiro investimento e não despesa", destacou o vereador Ian Salomão.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos