Vereador e lideranças políticas buscam retorno de voos comerciais da Gol em Assis
A reabertura é importante para o desenvolvimento regional e será tema de Fórum no dia 14 de outubro
No dia 14 de outubro, segunda-feira, será realizado o Fórum de Desenvolvimento Regional da FEMA.
O evento terá a participação do superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), Antônio Claret de Oliveira, do deputado estadual Ricardo Madalena, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA), Nami Sabeh, e do prefeito municipal, José Fernandes.
Juntamente com os demais convidados, as autoridades irão debater a possibilidade do Aeroporto Estadual de Assis voltar a funcionar com voos comerciais.
Demanda de Assis e também da região
O vereador Vinícius Simili é uma das autoridades que intermedeiam essa proposta. Ele esteve nos estúdios do AssisCity e falou sobre a necessidade não apenas de Assis, mas de toda a região da oferta de linhas comerciais.
"Acreditamos na possibilidade real de reabertura para os voos comerciais devido à somatória de esforços que está sendo feita e que mostra a força e a necessidade desta demanda. Este projeto é fruto de uma pesquisa que está sendo realizada pela FEMA e cujos dados apontam, entre outras coisas, o número de passageiros que vão diariamente para São Paulo, por exemplo", considera.
O vereador ressalta que neste ano, o governo estadual reduziu a alíquota de ICMS do querosene para as empresas aéreas, justamente para alavancar a aviação no estado, facilitando a abertura de novas rotas.
"Considerando a estrutura do Aeroporto de Assis, que possui uma pista muito boa e que em um raio de 100 quilômetros engloba cerca de 600 mil habitantes, acreditamos na real necessidade de abertura de voos comerciais em nosso aeroporto. Um dos levantamentos que apresentamos mostra que, no primeiro semestre, 36 mil pessoas foram de ônibus de Assis para São Paulo, o que demonstra a notória necessidade dos voos comerciais para esse trajeto", salienta.
Gol e outras empresas
Simili também ressaltou que um grupo de Assis, que conta com a participação de professores da FEMA, começou a buscar empresas interessadas em explorar a aviação comercial em Assis, encontrando na empresa Gol uma possível fornecedora do serviço.
"No dia 12 de setembro nos reunimos com o diretor de relações governamentais da Gol, Benner Matos, que se mostrou interessado na nossa proposta. Ele encaminhou os estudos que apresentamos para outra área da empresa, e também vamos buscar novas empresas que possam se interessar. A Gol já oferece voos regionais em aeroportos do interior, com o uso de aviões menores e com destino também à capital", ressalta.
O vereador salienta que a oferta de voos comerciais no Aeroporto de Assis é de extrema importância para o desenvolvimento regional e convida todos os interessados a participarem do evento na FEMA.
Assista à entrevista completa: