Verão começa nesta quarta-feira e terá o dia mais longo do ano
Professor de Geografia, Thiago Hernandes, explicou um pouco sobre as características da estação
Nesta quarta-feira, 21 de dezembro, se inicia o verão austral (hemisfério sul), sendo marcado pelo evento astrônomo Solstício de Verão, que é a data do ano que tem a maior duração temporal de luminosidade solar, como popularmente é chamado, o dia mais longo do ano e consequentemente a noite mais curta do ano.
Segundo o professor de Geografia, Thiago Hernandes, o verão na região centro-sul do país é caracterizado por apresentar as maiores médias térmicas do ano, bem como por expressivos índices pluviométricos.
"Por estarmos no 3° ano consecutivo de influência do evento climático La Niña, podemos ter alguns dias com médias térmicas inferiores ao que normalmente ocorre, bem como chuvas irregulares e com volumes menores, sobretudo na região sul do país", explicou.
Thiago destacou ainda que no Vale do Paranapanema, a projeção é que o verão seja "dentro" dos padrões recorrentes, em chuva e em temperatura.
Vale ressaltar que nesta época do ano, o poder público por meio de seus aparatos de prevenção e intervenção deve estar em prontidão para atender os recorrentes casos de enchentes, alagamentos, deslizamentos e afins.
"Sabemos que muitos destes problemas não são reflexo da dinâmica climática, que se sempre foi assim, mas sim da somatória de ações humanas de intervenções e ocupações inadequadas do espaço, bem como da negligencia do poder público em agir na antecipação dos problemas", finalizou o professor.