Buscar no site

Vale Paranapanema implanta em Assis 1ª Rede de Urgência e Emergência do Estado de São Paulo

A partir do dia 9 de dezembro o atendimento nos casos de urgência e emergência terão algumas alterações

Redação AssisCity

  • 21/11/14
  • 06:00
  • Atualizado há 528 semanas

Apresentada na tarde da última quarta-feira, 19, o funcionamento da Rede de Urgência e de Emergência- RUE, que passa a funcionar com a inauguração da UPA, a partir das 7h, no dia 09 de dezembro.

Com a implantação da Rede, o atendimento nos casos de urgência e emergência terão algumas alterações, que devem promover um atendimento com mais qualidade aos usuários.

A Unidade de Pronto Atendimento - UPA atenderá 24 horas e receberá grande parte dos casos que são hoje acolhidos no Pronto Socorro. O Pronto Socorro atual passará a Serviço de Atendimento Referenciado de Urgência e Emergência, atendendo apenas casos encaminhados por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.

Os casos graves, com risco de vida deverão ser atendidos, mediante chamado pelo 192, SAMU, que além de Assis atende mais 11 Municípios, com Bases Descentralizadas no municípios de Tarumã, Palmital e Paraguaçu Paulista.

Além do funcionamento da Rede também foi apresentado às autoridades e profissionais presentes, a estratégia de comunicação que será utilizada para informar a comunidade das mudanças no atendimento, visto que a informação correta do funcionamento da Rede de Urgência e Emergência é o primeiro passo na garantia de um atendimento eficiente e de qualidade.

O evento foi conduzido pelo prefeito de Assis e presidente do Civap, Ricardo Pinheiro Santana. Na mesa também participaram a vice-prefeita Dra. Lenilda Ramos, o presidente da Câmara Paulo Mattioli Júnior, a secretária de Saúde de Assis Denise Fernandes Carvalho, que realizou a apresentação técnica do funcionamento da Rede, a assistente técnica do Hospital Regional Margareth Maruski, a coordenadora geral do SAMU Virgínia Sara Lopes Ruiz Koli e o diretor técnico da UPA Dr. Marcos Izzo e a senhora Célia Penço, representando o Conselho Municipal de Saúde.

O evento ainda contou com a presença dos prefeitos Manoel Possidônio (Platina), Eduardo Correa Sotana (Maracaí) e Hermann Henschel (Cruzália), dos Secretários dos Municípios de Assis, Maracaí, Borá, Platina, Florínea e Paraguaçu Paulista.

Também marcaram presença no evento, os vereadores de Assis, Valmir Dionísio, Reinaldo Farto Nunes, Adriano Romagnoli, José Luiz Garcia e João da Silva Filho, o vereador de Echaporã, Moises Antonio Leite, a coordenadora da UPA, Enf. Luciana Aparecida de Moraes, a presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de Assis, Diléia Zanoto Manfio, o presidente do Conselho Curador da Fema, Dr. Ulysses Guariba e José Benjamin de Lima, do Conselho de Administração da Santa Casa de Assis.

A Rede de Urgência e Emergência, composta pelos serviços do SAMU, UPA e Serviço de Atendimento Referenciado de Urgência e Emergência do Hospital Regional de Assis será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - Civap Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal de Assis e governos Federal e Estadual.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos