UPA de Paraguaçu poderá funcionar mesmo antes da Central do Samu em Assis ser inaugurada
As obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a instalação do Samu em Paraguaçu Paulista estão próximas de serem concluídas.
De acordo com a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim, a implantação da Unidade de Pronto Atendimento, que será uma referencia em nossa cidade, está em fase avançada.
"A UPA está numa fase de aquisição dos novos equipamentos, então vai ser aberta uma licitação, porque é uma unidade de pronto atendimento bem grande, necessita de vários equipamentos e nós já estamos pedindo a abertura da licitação para todos eles, nós já estamos entrando na fase de acabamento do prédio e tendo licitado vai colocar os equipamentos, vamos ter a visita do Ministério da Saúde, que vai concordar se está tudo nos moldes que tem que ser o UPA e com certeza iremos marcar a data de inauguração", explicou.
Segundo Cristiane Bonfim, o prédio que abrigará a UPA em Paraguaçu já está pronto para receber toda a estrutura do empreendimento.
"O prédio já está concluído, como a população mesma pode ver, é um prédio bem amplo e ele já está todo concluído, com piso, parte elétrica, parte hidráulica, então esse a gente já terminou", detalhou.
A diretora do Departamento de Saúde de Paraguaçu explicou que não há um prazo para a entrega do empreendimento, já que o cronograma não depende apenas de Paraguaçu.
"Todas as etapas da obra tem que ser monitoradas pelo Ministério da Saúde, então ele não libera uma nova fase da obra enquanto um técnico não venha ver, enquanto a gente não alimente o sistema, então isso demanda algum tempo, porque afinal de contas todo o Brasil está tendo UPAS para inaugurar, então por isso que há um atraso, uma demora, mas a nossa UPA nunca parou, então por isso nós estamos saindo na frente de Assis, que está mais atrasada que a gente, por esse fato, tudo o que tem que se fazer, todas as fases terminadas, tem que ser monitoradas pelo Ministério da Saúde, que libera para uma fase subsequente", esclareceu.
Com relação a Central do Samu em Assis, segundo Cristiane, não há um prazo para que a mesma seja inaugurada, mas as obras no local também passam por atrasos, o que acaba se tornando um entrave para a inauguração da UPA no município.
"A UPA é uma unidade que vai ser referenciada para outros municípios, então é necessário que a Central do Samu, que é do município de Assis, esteja implantada e assim a rede de urgência e emergência da região (...). O Samu de Assis está mais atrasado, eles estão ainda com bastante pendências, mas como é uma urgência, eu acredito que em pouco tempo o Samu vai estar implantado para que a gente possa inaugurar a UPA", afirmou.
Cristiane ressaltou ainda que pelo fato de o Samu em Paraguaçu estar praticamente pronto para funcionar, há a possibilidade da UPA ser inaugurada mesmo sem a Central em Assis estar concluída.
"Isso já foi um questionamento do Ministério da Saúde, eles disseram que vão acompanhar e vão dar um veredito no final, se a UPA de Paraguaçu estiver pronta antes da de Assis e do Samu de Assis, como o Samu nosso já está pronto, a UPA ficando pronta eles vão estudar o caso de Paraguaçu, podendo ou não liberar a inauguração", concluiu Cristiane Bonfim.