Unidos da Vila Operária homenageia músico José Corrêa no Carnaval 2023
Desfile será realizado no bairro com recursos da própria escola
A Escola de Samba Unidos da Vila Operária vai realizar este ano, mais uma vez, o desfile de carnaval de forma independente. A festa deverá ser nas principais ruas do bairro e terminar no barracão do samba, na linha férrea.
O homenageado será o músico José Corrêa, integrante da equipe que faleceu aos 59 anos no dia 30 de março de 2022 após ser vítima de um câncer. Zé, além de cantar, tocava cavaquinho e também fazia parte do grupo Catedral do Samba. Ele já foi presidente da escola entre 2017 e 2021.
O enredo vai destacar as características do artista, além de relembrar bordões e homenagens que foram feitas após sua morte.
De acordo com a presidente da V.O, Mônica da Silva, a apresentação será realizada em um desfile com alegorias, bateria e carros alegóricos.
"Será uma celebração à altura da escola e do Zé. Ele foi um grande personagem e fez muito pelo nosso grupo e não tem nada melhor do que começar homenageando ele através da letra do nosso samba. Além dele, essa homenagem também serve para todos aqueles integrantes que nós perdemos durante à pandemia e que nos fazem muita falta na equipe", conta.
A presidente reforça ainda que os trabalhos para o desfile já começaram.
"Nosso carnavalesco Audálio Duarte já está no barracão produzindo e confeccionando nossas alegorias. Além disso, os ensaios com a bateria já começaram e são realizados todas às quartas e sextas, à noite, no barracão da V.O na rua Tibiriçá", finaliza.
Por falta de escola participantes, a Prefeitura informou que não vai realizar o carnaval na avenida Rui Barbosa e que a verba será destinada à casa de apoio em Jaú, que abriga pessoas que estão tratando do câncer no hospital do município. Mas que poderá conversar e dar suporte para aqueles foliões que forem utilizar vias e espaços públicos para realizar as festas.
Veja a letra do samba da V.O 2023 na íntegra:
Já era alvorada
Onde o samba em poesia fez sua morada
Simplicidade seu cavaquinho
Esse artista fez escola
Catedral de emoções, Vocem, Corinthians paixão pela bola
A praça lhe chama: vem cantar
Recital de canções pra festejar
Legado no samba, foi professor
Operario em pessoa, Eliana o seu grande amor
Segunda a segunda eu tô na luta José
Corrêa homem trabalhador ôô
Ouvi seu recado, "ficou belezinha"
Relembra o bordão
Recordar é viver, linda trajetória
Emancipação, inaugurou o barracão
A Vila Operária, jamais vai te esquecer
Deixa plantado no pé de limão rosa
O Branco, a paz, o Amor em verso e prosa
Vem sambar, na Tibiriçá, quem é bamba não bambeia
Onde estiver sua estrela vai brilhar, meu amigo Zé Corrêa
Composição: Léo Ladislau e Gibão.