Tamanduá é visto em bairro residencial de Assis e Polícia Ambiental é acionada por moradores
Animal é comum na região e será encaminhado para o APASS; Após avaliação médica, será reinserido em seu habitat natural
Redação AssisCity
- 26/09/24
- 09:00
- Atualizado há 13 semanas
Por volta das 7h30 da manhã desta quinta-feira, 26 de setembro, um tamanduá-mirim foi avistado por moradores do bairro Inocoop, em Assis, andando pela R. José Conceição. De acordo com as informações, o Corpo de Bombeiros de Assis e a Polícia Militar Ambiental foram acionadas pelos próprios moradores para que o animal fosse resgatado.
Segundo o policial ambiental Tenente Leonardo Lopes, não há informações sobre as condições físicas do animal. "Ainda vamos fazer uma avaliação para sabermos se ele estava no perímetro urbano por conta de uma queimada ou se é por algum outro motivo. A princípio está saudável, será destinado para o Associação Protetora de Animais Silvestres (APASS) onde passará por triagem, e posterior soltura em seu habitat", contou ao Portal AssisCity.
De acordo com o tenente, o tamanduá-mirim encontrado é um mamífero de grande porte comum na região de Assis e aparenta ser um macho jovem. "Caso seja constatado que está em boas condições de saúde, será liberado em uma área de mata nativa distante da cidade", explicou.
O que fazer ao avistar um animal silvestre na cidade?
O tenente Lopes também alertou sobre os procedimentos em caso de avistamento de animais silvestres em áreas urbanas. "É importante que as pessoas não tentem se aproximar ou capturar o animal por conta própria, pois ele pode reagir de forma agressiva. A orientação é entrar em contato com a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros para que profissionais capacitados realizem o resgate", destacou.
Os números disponíveis para contato são: Polícia Ambiental - (18) 3302-3450 e (14) 3592-1200 (24h), ou Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Em casos de aves machucadas, se a pessoa se sentir segura, é permitido fazer a contenção do animal e, em seguida, encaminhá-lo para a Polícia Ambiental.