Sindicato Rural de Cândido Mota Ensina receitas com Biomassa de Banana Verde
O Sindicato Rural de Cândido Mota promoveu o Curso de Processamento Artesanal de Banana Verde, nos dias 9, 10 e 11 de abril, no Distrito do Frutal do Campo. O curso foi ministrado por Marta Regina Matta Cardoso, instrutora do SENAR, que ensinou a preparar várias receitas a partir da biomassa da banana verde, que é um alimento funcional nutritivo e de fácil preparo.
Esse curso visa contribuir com a segurança alimentar da população de modo geral, facilitando o acesso a uma alimentação mais nutritiva com baixo custo e contribuindo com a renda familiar.
Para João Antonio Ferreira da Motta, presidente do Sindicato Rural de Cândido Mota, os cursos do SENAR contribuem para aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores e produtores rurais, capacitando-os para aproveitar ao máximo os recursos disponíveis nas propriedades.
A seguir, orientamos como se obtém a biomassa de polpa de banana verde e também a biomassa de fibras (casca de banana) e uma receita de bolo de chocolate com biomassa de polpa.
Como preparar a biomassa de banana verde
Comece pela higiene, lavando bem as bananas verdes (ainda com casca) usando uma esponja. Depois disso, em uma panela de pressão com água fervente até cobri-las, cozinhe-as (ainda com casca) por 20 minutos. Tome o cuidado para manter o fogo aceso somente nos primeiros nove minutos, passando os outros onze a cozinhá-las somente "na pressão".
Após a saída do vapor, tire aos poucos a casca da polpa, passando imediatamente a polpa no processador ou liquidificador.
A fim de usar também as cascas, deixe-as em uma solução de um litro de água com dois limões dentro por 40 minutos e só então passe-as no processador.
A biomassa adquirida pode ser guardada na geladeira por até oito dias (ou mantida congelada por até três meses) e pode ser empregada em receitas dos mais diversos tipos, como shakes, farofas e bolos.
Como fazer Bolo de Chocolate com Banana Verde
Ingredientes
• 2 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo;
• 2 xícaras (chá) de açúcar;
• 1 xícara (chá) de achocolatado;
• 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde;
• 1 xícara (chá) de leite de soja ou de vaca;
• 1 xícara (chá) de óleo de canola;
• 2 ovos grandes;
• 1 colher (sopa) de fermento em pó.
No liquidificador, bata o leite, óleo e ovos, conseguindo uma massa homogênea.
A seguir, acrescente a biomassa de banana verde e bata novamente.
Acondicione então essa mistura numa vasilha onde foram juntados a farinha de trigo, o achocolatado e o açúcar.
Adicione fermento em pó mexendo bastante.
Ponha toda a massa em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo e asse em forno médio (180º C) e pré-aquecido, por trinta minutos, em média.
Curso de Processamento Artesanal de Mandioca em Maio
Nos dia 6 e 7 de maio, o Sindicato Rural de Cândido Mota promoverá o Curso de Processamento Artesanal de Mandioca no Distrito do Frutal do Campo e ainda há vagas. Os interessados devem procurar a sede da entidade para a inscrição. O curso é gratuito e apostilado.