Buscar no site

Sebastião Aizo fala sobre Santa Casa de Assis ganhar a gestão do o AME

Assessoria de Comunicação Santa Casa de Assis

  • 09/02/12
  • 14:00
  • Atualizado há 674 semanas

Sebastião Aizo ao lado do Secretário Estadual da Saúde

Para o provedor da Santa Casa, a vitória fortalece a instituição como referência em atendimento hospitalar de Assis e região e isto trará ganhos importantes para toda a comunidade.

A Santa Casa de Assis foi a vencedora da concorrência pública para fazer a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), conforme email recebido ontem da Dra. Lilian Helena Billi Falcão - CGCSS-GGA, informando que nesta quinta-feira (9) será publicado no Diário Oficial o despacho do Secretário, definindo a Santa Casa de Assis gestora do AME, que será instalado em Assis, por meio de um projeto do governo estadual, em parceria com a Prefeitura Municipal de Assis.

De acordo com o provedor da Santa Casa, Sebastião Carlos Aizo, a vitória fortalece a instituição como referência em atendimento hospitalar de Assis e região e isto trará ganhos importantes para toda a comunidade. "A Santa Casa é uma instituição séria, com uma história de 91 anos comprometida com a saúde da região e certamente vai corresponder a esta grande responsabilidade na gestão do AME", comenta Aizo.

A Santa Casa vem promovendo, ao longo dos últimos meses, importantes mudanças estruturais visando preparar-se para este desafio de gerir o AME e para fortalecer-se como instituição de saúde de Assis e região. Atualmente, ela é representada por uma Mesa Administrativa, eleita a cada biênio, em Assembleia, formada pelos irmãos que compõem a Irmandade, pelos Conselhos de Administração e Fiscal. Além disso, fizemos uma adequação da entidade para obter a qualificação de Organização Social de Saúde (OSS) que a habilitou para celebrar convênios com o governo estadual e federal. "Para participar desta concorrência pela gestão do AME tivemos que implementar um eficiente e ágil plano de preparação da entidade, como a qualificação de OSS, envolvendo uma reestruturação administrativa, fazer visitas e contatos com outras entidades que administram AMEs e a elaboração e entrega do projeto", explica Aizo.

O provedor agradece o apoio dos prefeitos da região, especialmente ao Dr. Ézio Spera, que visualizou este projeto do AME para a cidade; do Prefeito Jairo Costa e Silva de Tarumã e do nosso deputado Estadual Mauro Bragato e todos nosso colaboradores e do Corpo Clínico e Técnico da Santa Casa de Assis e ainda a toda a população de Assis pela credibilidade. "Agora, começamos uma grande etapa na Santa Casa, com a responsabilidade de corresponder a todo o apoio e confiança recebidos", completa o provedor.

O que é o AME

Os AMEs são centros ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica. Devem proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, através da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados, em regime de consultas. São direcionados para a oferta de serviços de consulta especializada, a indicação de exames de apoio diagnóstico e orientação de tratamento, dentro de um contato único dos doentes com o centro, sempre que possível. Prevê-se, ainda, que possam resolver a maior parte das consultas em um único deslocamento do doente, dentro dos processos clínicos prioritários previamente definidos e incluídos em suas carteiras de serviços.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos