Buscar no site

Sala de leitura do Rachid Jabur desenvolve projeto "Bolsa Viajante"

Por Marcio Alexandre

  • 05/02/14
  • 08:00
  • Atualizado há 571 semanas

A Professora Valéria Batilani, responsável pela Sala de Leitura da E.E. Rachid Jabur, está desenvolvendo um projeto na escola denominado "Bolsa Viajante: reencontro com a leitura" onde uma bolsa - repleta de livros, revistas e jornais - visita algumas casas de alunos da E.E. Rachid Jabur. O projeto objetiva estimular no aluno o gosto pela leitura, bem como levá-lo a ser um incentivador de outros leitores, especialmente seus familiares. Valéria explica que "A bolsa, repleta de livros e revistas, é levada para a casa do aluno, a fim de que ele leia juntamente com sua família. E essa 'bolsa viajante' vai passando de lar em lar!".

O jornalista e escritor, Kallil Dib, autor do livro "50 Poemas de Um Sonhador" elogia a iniciativa. "Ideias para promover a leitura entre os jovens sempre são muito importantes". "Entendo que a escola, assim como professores, tem a função de estimular o gosto pela literatura dos alunos", ressaltou o escritor. "Levar um livro para casa, ler para a família, é de extrema importância também para incentivar os valores sociais e familiares que infelizmente estão perdidos", compartilhou Dib. "A Professora responsável e a Escola Rachid Jabur estão de parabéns pela iniciativa. Com essas simples atitudes vamos transformar o mundo em um lugar melhor!" partilhou Kallil Dib.

Débora, mãe da aluna Eloíza, do 6º ano, disse. "Gostei muito dos livros e jornais, gibis porque é muito importante a leitura, e minha filha gostou do livro 'As minas do Rei Salomão'". "Se pudesse, gostaria de outro dia ficar com sacola (bolsa)" confidencia a mãe.

Jeicy Kely contou suas experiências familiares de leitura da bolsa literária: "Meu pai leu algumas revistas e jornais. Minha mãe leu as revistas. Minhas irmãs leram alguns livros e revistas. Eu li o livro 'O Segredo do Ídolo de Barro' que tem muitas histórias. Adorei o livro", disse a aluna.

"Formar o leitor de forma interativa, e não uma simples biblioteca estável. Na sala de Leitura os projetos, as dinâmicas são para envolver o leitor. Despertar o gosto pela leitura e acima de tudo, formar leitores", conclui a coordenadora da Sala de Leitura do Rachid Jabur, a professora Valéria Batilani.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos