Redução de horário de atendimento no PA da Vila Maria Izabel dará economia de R$ 130 mil
A partir do dia 02 de fevereiro, o atendimento será de seis horas diárias das 14h às 20 h, contando com um médico, uma enfermeira e três auxiliares (técnicos) de enfermagem.
Os vereadores assisenses Claudecir Rodrigues, presidente da Câmara, Adriano Romagnoli, Thiago Hernandes e Valmir Dionísio participaram de uma reunião com a secretária municipal da Saúde, Denise Fernandes de Carvalho e a assessora Ângela Major Noronha quinta-feira, dia 22, na Câmara Municipal. O assunto do encontro foi a mudança do horário de funcionamento do Pronto Atendimento da Vila Maria Isabel, que passará por redução de 12 horas para seis horas.
A secretária da Saúde esclareceu que a decisão de atender apenas por seis horas diárias a partir do dia dois de fevereiro, das 14h às 20h, levou em consideração o período de maior fluxo de pessoas e foi tomada em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde. Também foi optado pela readequação e redefinição de território. "Ouvimos e questionamos os motivos que levaram a essa decisão. Foi explicado que 90 % dos casos atendidos eram casos que poderia e deveria ser atendido nas UBS. Somente 10 % eram casos de Pronto Atendimento", comentou o vereador Valmir Dionísio.
Denise Fernandes afirmou que a população deve ser orientada para ser atendida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funciona como "porta de entrada" para se atentar para a prevenção antes que as pessoas adoeçam.
A partir do dia 02 de fevereiro, o atendimento será de seis horas diárias das 14h às 20 h, contando com um médico, uma enfermeira e três auxiliares (técnicos) de enfermagem. Além do redirecionamento das pessoas para as UBS e o foco na prevenção em saúde para que não fiquem doentes, outra vantagem apontada será a economia de R$ 130.000,00 por mês com a redução do horário de atendimento, valores que seriam investidos dos cofres públicos municipais, ou seja, dinheiro pago pelo povo.