Psicólogos oferecem atendimento gratuito em praça de Assis
O atendimento é realizado na Praça Arlindo Luz, nos dois primeiros sábados de cada mês
Um grupo de psicólogos de Assis oferece, duas vezes ao mês, atendimento gratuito aos interessados por meio do projeto Psicologia da Praça.
A ação ocorre na praça Arlindo Luz e o grupo é formado por João Henrique Piovezani Vasques (CRP/SP- 06-151779), Maris Stella Alvares Gabriel (CRP/SP-06-9040) e Michelle Brito (CRP/SP- 06-98818).
Maris Stella explica que o grupo iniciou o atendimento em 23 de março deste ano. Os atendimentos são feitos nos dois primeiros sábados de cada mês, das 15h às 18h. A média é de cerca de 9 atendimentos por dia.
"Fazemos uma acolhida, um pronto atendimento às pessoas que estejam passando por momentos difíceis e que não possuem condições financeiras para pagar ajuda profissional. A escuta por um profissional capacitado, um psicólogo, pode auxiliar as pessoas a tomar consciência da maneira como interagem com o mundo em que vivem: como enfrentar as dificuldades do cotidiano, como se relacionar com o ambiente em que vivem. Muitas vezes, os problemas e as dificuldades são criadas por elas mesmas: como o indivíduo se vê? Como anda sua auto estima? Como se relaciona consigo mesmo e com o outro? Ressaltamos sempre que qualidade de vida também se conquista com uma verdadeira visão de si mesmo e como se atua em sociedade. Dialogar com um psicólogo capacitado pode ser uma maneira eficaz de se reconhecer, transformar emoções e conseguir uma percepção mais adequada e positiva de si mesmo. Quando a pessoa consegue se ver como realmente é, sua autoestima pode ser maximizada e a compreensão de seus atos e do outro, ampliada", considera Maris Stella.
Ela lembra ainda que o grupo é formado por voluntários, sem ligação política partidária ou religiosa. Além disso, o atendimento está fundamentado pela condição ética do sigilo e o trabalho é reconhecido pelo Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo (CRP-SP).
"Pela nossa experiência na praça, já obtivemos retorno da eficácia de nosso trabalho. Convidamos os interessados para participar", reforça.
Para mais informações, acesse a página do grupo.