Psicóloga assisense precisa de doação de sangue O+
Aparecida Rodrigues Silva de Oliveira está internada no Hospital e Maternidade de Assis
Após complicações de uma hérnia, a psicóloga Aparecida Rodrigues Silva de Oliveira, de 46 anos, precisa de doações de sangue do tipo O+.
Segundo o filho Eduardo Rodrigues, Cidinha, como é conhecida, passou por uma cirurgia nesta quinta-feira, 4 de novembro. "Ela usou cerca de 20 bolsas de sangue e precisamos repor o estoque urgentemente", contou o filho.
Cidinha está internada na UTI do Hospital e Maternidade de Assis desde o dia 22 de outubro, mas as doações devem ser feitas no Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, no nome da paciente.
Como doar?
Para doar basta comparecer ao Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, na Praça Dr. Symphrônio Alves dos Santos, s/n, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 11h.
Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; estar bem alimentado; apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou CNH).
Alguns motivos que impedem temporariamente a doação de sangue: resfriado (neste caso aguarde 7 dias após desaparecimento dos sintomas); gestante; parturiente: (neste caso deve aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana); amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses.
Não podem doar: pessoas com antecedentes de Hepatite, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, usuários de ilícitas injetáveis ou pessoas infectadas por Malária.
Homens podem doar sangue até 4 vezes no ano, respeitando intervalos de 60 dias; mulheres podem doar 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.
Ser um doador de sangue é um gesto de solidariedade e cidadania, uma única doação pode salvar até três vidas.