Projeto "V.O. Vai à Comunidade" é lançado na Escola José Augusto Ribeiro em Assis
Os estudantes acompanharam apresentações de balé, capoeira, chorinho e samba enredo; todas com vínculo direto com a escola de samba
Os componentes da Escola de Samba Unidos da Vila Operária e artistas parceiros realizaram nesta semana o lançamento do projeto "V.O. Vai à Comunidade", viabilizado pelo Proac Municípios de Assis. A atividade foi realizada na Escola Estadual José Augusto Ribeiro, tendo como público-alvo os estudantes do Ensino Médio, frequentadores do período noturno.
A partir de um misto de diferentes manifestações culturais, desde o balé e a capoeira até o samba, propriamente dito, os realizadores do projeto trouxeram a arte para o centro do "palco" escolar, unindo essas atividades com a história da escola de samba Unidos da Vila Operária, a qual foi apresentada pelo presidente de honra da V.O, como é popularmente chamada, e também cerimonialista do projeto, Reinaldo Nunes.
Conforme o projeto, todas as apresentações incluídas nesta iniciativa possuem vínculo direto com a agremiação carnavalesca, seja por meio do corpo coreográfico dos desfiles de rua ou pela utilização dos tambores e percussões da capoeira, também presentes na bateria da escola.
Uma série de apresentações de dança demonstraram a presença do samba em iniciativas clássicas, como o balé, e enfatizaram a possibilidade de proximidade entre as duas manifestações artísticas. Já os tambores, embalaram os rodopios e desenvolturas dos capoeiristas em exibições ao público presente. O chorinho embalado por instrumentos de sopro e cordas, do grupo Catedral do Samba, demonstravam os diferentes ritmos que o próprio samba possui. Contudo, foi no momento do samba enredo que o público levantou da arquibancada e se colocou para sambar junto com a porta-bandeira e mestre sala.
Para a monitora da escola Patrícia Franco, a oportunidade de levar a arte para a escola foi única e mostrou como esta expressão é capaz de despertar sensações no público envolvido e provocar transformações. "A escola agradece a Vila Operária por trazer este projeto até a gente. Foi muito bom este momento", diz.
O idealizador do projeto, Sérgio Frederico, agradeceu a Secretaria Municipal de Cultura de Assis por viabilizar esta iniciativa, bem como todas as pessoas que estão envolvidas com sua realização. "Temos esta ala da escola que denominamos como 'Vila Social', em que nos dedicamos a diversas ações sociais na Vila Operária. Com o Proac Municípios pudemos de descentralizar essas atividades da escola e contribuir com a ampliação de acesso à cultura da cidade. É um prazer desenvolver este projeto", destaca.
Foram feitas apresentações de balé
A capoeira também foi apresentada aos alunos
Chorinho e samba enredo também foram apresentados