Buscar no site

Projeto 'Naninhas do Bem' realiza 1° Chá das Voluntárias e fortalece a solidariedade

Grupo de voluntárias promovem um trabalho em prol das crianças em tratamento hospitalar

Redação AssisCity/ Informações: Naninhas do Bem

  • 09/05/23
  • 17:00
  • Atualizado há 85 semanas

No último dia 6 de maio, foi realizado o Primeiro Chá das Voluntárias do Projeto Naninhas do Bem de Assis. Após suspender as ações presenciais desde 2020 devido à pandemia, o grupo de voluntariado encontrou-se novamente para fortalecer a solidariedade e celebrar o trabalho que tem sido realizado remotamente.

O Projeto Naninhas do Bem de Assis foi iniciado em 2016, sob o comando de Edna Vezzoni e com inspiração em Estela Junqueira. Seu objetivo é confeccionar naninhas, travesseiros com braços, pernas, olhos, orelhas e boca, para crianças em tratamento hospitalar, especialmente as que enfrentam o câncer.

divulgação - Voluntárias no Chá Naninhas do Bem - Foto: Divulgação
Voluntárias no Chá Naninhas do Bem - Foto: Divulgação

O grupo de voluntárias trabalha de forma colaborativa, utilizando doações de materiais para escolher e cortar tecidos, montar, costurar, encher e avaliar as naninhas. A rota de distribuição contempla instituições hospitalares em diversas cidades, como Assis, Marília, Sorocaba, Jaú, Presidente Prudente, Cândido Mota, Paraguaçu Paulista, Ourinhos, Palmital e Ipaussu.

As ações do projeto têm sido registradas e divulgadas através da página do Facebook "Naninhas do Bem Assis S.P - Somos o Amor sem Fronteiras". Postagens, fotos das entregas, ofícios de recebimento/agradecimento das instituições e matérias em telejornais têm ajudado a ampliar a visibilidade e o alcance do trabalho.

divulgação - Naninhas produzidas pelas voluntárias - Foto: Divulgação
Naninhas produzidas pelas voluntárias - Foto: Divulgação

Em 2020, diante da crise sanitária, o grupo adaptou-se ao trabalho remoto e produziu mais de 10.000 máscaras de TNT. Essas máscaras foram doadas a instituições hospitalares da cidade como uma forma de apoio ao público, asilos, coleta seletiva, entre outros. A mobilização só foi possível graças a doações de materiais e dinheiro, incluindo um generoso estoque de TNT cedido pela proprietária da Utilar Magazine em Assis.

divulgação - Doação de máscaras na pandemia - Foto: Divulgação
Doação de máscaras na pandemia - Foto: Divulgação

Mesmo enfrentando desafios, o grupo continua produzindo de 600 a 700 naninhas por ano, contando com a ajuda de uma rede de voluntárias e parcerias solidárias para que esses itens cheguem ao colo das crianças em tratamento hospitalar, especialmente aquelas que lutam contra o câncer.

O encontro presencial do último sábado, realizado no Espaço do Bem, contou com o apoio de Ana Leda Piedade, Maria de Fátima Spera e Maria Carolina de Almeida, três voluntárias que são fundamentais para o sucesso dessa importante missão.

divulgação - Entrega das Naninhas nos hospitais - Foto: Divulgação
Entrega das Naninhas nos hospitais - Foto: Divulgação

O Chá recebeu carinhoso apoio do comércio local na cessão de brindes que foram sorteados dentre as quase 40 mulheres presentes no dia. A Coordenação reforça seus agradecimentos para Santo Onofre Café, Relojoaria Sussel, Liliane Paiva Aromas, Restaurante Ravenna Grill, Sem Hora Esmalteria, Sodiê Doces, Temperos e Tentações, Marmoraria Cristo Rei-Decorações, Traços e Tramas Atelier, Espaço Francine Seguesi, Delícias da Leda do Bem, Loja Natura Assis- Jaque Funo, Feijão & Cia, Fátima Spera Ateliê e Decore Coisas de Casa.

Caso queira fazer sua contribuição via pix, a chave é 18997844158, em nome de Maria Carolina Alves de Almeida. Para doação de materiais ou maiores informações, podem acessar este mesmo contato.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos