Programa de beneficiamento de resíduos da construção civil do CIVAP será lançado hoje e irá beneficiar Assis
O Programa do CIVAP irá atender todos os Municípios Consorciados. Esta será mais uma ação ambiental de sucesso no Vale.
O Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema - CIVAP e a Prefeitura Municipal de Rancharia inauguram às 16h desta sexta-feira, 02, o Projeto PROBEN - RCC - Programa de Beneficiamento dos Resíduos da Construção Civil.
O evento será realizado na Estrada Municipal RHR 020 1 km + 500 (Aterro Sanitário) e deverão comparecer o presidente do Consórcio, Reinaldo Custódio da Silva, (prefeito de Palmital), o anfitrião prefeito Alberto C. C. de Araújo (Rancharia), demais Prefeitos Consorciados, o deputado estadual Mauro Bragato e autoridades locais.
A inauguração marcará o início dos trabalhos do Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil - PROBEN-RCC, o qual irá atender em sistema itinerante os 20 Municípios Consorciados.
O convênio que deu início ao Programa foi anunciado na inauguração do Projeto do CIVAP Eco.ValeVerde, quando esteve em Assis o então Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Chico Grazziano. A assinatura do mesmo ocorreu em cerimônia realizada na sede do CIVAP no ano passado.
Com o PROBEN -RCC os municípios consorciados são beneficiados com um equipamento móvel (um caminhão com o equipamento acoplado - triturador e gerador) para trituração de resíduos da construção civil.
Atualmente a geração média de resíduos da construção civil nos municípios consorciados ao CIVAP é de cerca de 15 mil toneladas/mês. O Programa conquistado junto a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo vai de encontro aos objetivos definidos no Plano de Saneamento de Resíduos Sólidos e Manejo de Resíduos do CIVAP. Para conhecer o Plano completo, interessados podem acessar o site www.civap.com.br link documentos oficiais.
Atualmente são consorciados ao CIVAP os municípios de Assis, Borá, Campos Novos Pta, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, João Ramalho, Iepê, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Pta, Platina, Quatá, Rancharia e Tarumã.