Buscar no site

Prefeitura de Assis participa do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

Mais de 40 municípios estiveram representados em evento na cidade de Marília, que reuniu prefeitos, gestores e servidores

Redação AssisCity

  • 11/03/22
  • 15:00
  • Atualizado há 145 semanas

Marília sediou no dia 10 de março, o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Centro-Oeste Paulista, encontro que trata de soluções para localidades mais conectadas e eficientes no atendimento à população, realizado por meio de uma parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e Prefeitura de Marília.

No Fórum, os prefeitos de Assis, José Fernandes, de Ourinhos, Lucas Pocay, e de Tupã, Caio Aoqui, apresentaram como suas administrações estão investindo na transformação digital dos serviços públicos.

A experiência de Assis foi baseada na implementação do "Zap da Prefeitura", canal de atendimento e informações para a população.

José Fernandes destacou as iniciativas inovadoras implantadas desde 2017, como o Diário Oficial Eletrônico, Portal de Transparência do Terceiro Setor (ONGs), Transparência da Saúde e do aplicativo Prefeitura Digital, reconhecendo o grande salto dado no quesito "transformação digital" do serviço público municipal.

Acompanhado do prefeito, o gestor de tecnologia da Prefeitura de Assis, pós-graduando em Gestão de Cidades Inteligentes, Adriano Romagnoli, aprofundou o tema demonstrando as três ações que a criação do "Zap da Prefeitura" proporcionou: combate às "fake news" da saúde no início da pandemia, o atendimento humano à distância e os grupos temáticos no WhatsApp.

Divulgação - Prefeitura de Assis participa do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
Prefeitura de Assis participa do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

O diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, destacou que a denominação "cidade digital, conectada ou inteligente" pouco importa se o contexto estiver correto. "Seja qual o termo utilizado, o importante quando falamos de tecnologia no setor público é a melhoria na qualidade de vida das pessoas".

Outro ponto de destaque foi a palestra sobre a chegada do 5G, tecnologia que irá facilitar o surgimento das cidades inteligentes, conforme destacou o coordenador Geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos do Ministério das Comunicações, Otto Solino.

Solino explicou que os municípios que já possuem uma legislação aderente à Lei Geral das Antenas, de 2015, e ao decreto de 2020, irão receber primeiro os investimentos e compromissos estabelecidos no edital do 5G, entre eles a ampliação do sinal 4G para todas as localidades com população acima de 600 habitantes. "É um ponto problemático porque muitos municípios guardam uma legislação contrária à lei federal. Algumas empresas acabam não tendo certa segurança jurídica para fazer esses investimentos", argumenta.

O coordenador também ressalta que o 5G vai permitir a integração de diversos serviços públicos como iluminação pública, segurança e trânsito. "Vai conseguir ter um atendimento mais rápido à população quando houver um problema, cobranças mais precisas, menor desperdícios porque irá conseguir detectar de forma muito rápida e dinâmica", destaca.

O prefeito José Fernandes avaliou a participação de Assis como muito positiva. "Tenho a plena convicção de que estamos caminhando firmemente na adoção de novas tecnologias e práticas administrativas. Prestar serviços públicos eficientes e com custos cada vez mais controlados nos permitirá continuar avançando como sociedade", finalizou.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos