Prefeitura de Assis instala sensores inteligentes para monitorar alagamentos
Dispositivos devem entrar em funcionamento nos próximos dias
Redação AssisCity
- 05/12/23
- 09:00
- Atualizado há 55 semanas
A Prefeitura de Assis, em parceria com a Defesa Civil Municipal, instalou dispositivos inteligentes pela cidade para monitorar em tempo real pontos de alagamento. Esses dispositivos poderão disparar um alarme para um grupo de alertas automáticos vinculado à Defesa Civil dando informações sobre nível de água, auxiliando motoristas e cidadãos sobre a situação de um local.
De acordo com o secretário de Planejamento, Obras e Serviços de Assis, Fábio Nossack, que é também engenheiro florestal e responsável pela Defesa Civil Municipal, a ideia do projeto surgiu de uma parceria entre ele, o prefeito de Assis, José Fernandes, e o gestor de tecnologia do município, Adriano Romagnoli, para melhorar a segurança da população em caso de chuvas fortes.
"A ideia é que essas pessoas que estão cadastradas no grupo de defesa civil ou na plataforma recebam alertas para elas poderem evitar esses trechos, evitar esses locais e tomar as providências necessárias", explicou Nossack.
Os dispositivos são compostos por sensores que medem o nível de água em pontos críticos da cidade. Esses sensores estão conectados a uma plataforma que envia os dados em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura.
A partir desses dados, o CCO emite alertas automáticos para o grupo de defesa civil e para a população cadastrada na plataforma. Os alertas podem ser enviados por SMS, e-mail ou aplicativo.
"O que nós queremos é que futuramente Asssis tenha um sistema de alerta sonoro em alguns locais aonde for necessário", disse Nossack. "Sobretudo para evitar danos durante a madrugada, em que pode vir uma chuva, a pessoa está dormindo, ela precisa de repente acordar pra tomar providências."
Os principais pontos de alagamento da cidade de Assis que serão monitorados pelos dispositivos inteligentes são:
- Na Av Otto Ribeiro, próximo ao cruzamento com a Av Rui Barbosa;
- No Córrego do Jacu, próximo ao antigo Jairão;
- No trecho entre a Câmara Municipal e a Prefeitura;
- Em alguns trechos da Rua Dra. Ana Barbosa;
- Túnel da R. André Perine, próximo ao Parque Buracão;
A Prefeitura de Assis ainda está estudando a possibilidade de incluir outros pontos de alagamento no projeto, incluindo alguns pontos rurais. "O projeto ainda está em fase experimental e até estar em pleno funcionamento ainda demora um tempo, mas é um grande avanço para a cidade de Assis em termos de segurança e tecnologia", finalizou Nossack.
Para se cadastrar e receber os alertas da Defesa Civil Municipal sobre pontos de alagamento, basta clicar neste link e fazer parte do grupo.