Prefeitos do CIVAP afirmam que irão elaborar proposta para manter oncologia em Assis
A proposta deve ser apresentada na semana que vem para o Secretário de Saúde do Estado
Na noite desta quarta-feira, 29, os prefeitos do CIVAP realizaram uma coletiva de imprensa no gabinete da Prefeitura Municipal de Assis para discutirem as questões a respeito da Portaria 637, que descredencia o Hospital Regional de Assis para atendimentos de alta complexidade, especificamente o serviço de Oncologia.
O prefeito de Assis, José Fernandes, iniciou a coletiva afirmando que todos estão empenhados com muita dedicação na manutenção do serviço.
"Estivemos em São Paulo para uma reunião com o Secretário Estadual do Meio Ambiente para debatermos a questão do aterro sanitário. Durante a reunião fomos informados sobre o descredenciamento do Hospital Regional de Assis, que nos pegou de surpresa. Conseguimos uma reunião com o Secretário Estadual da Saúde, David Uip, na manhã de hoje, por meio do deputado Ricardo Madalena, e pudemos ver todo o seu empenho em manter o setor de oncologia na cidade. Ele se prontificou a nos receber novamente na semana que vem e estabelecermos diálogo com o ministro da saúde e com o governador do Estado de São Paulo para apresentarmos uma proposta para a manutenção do atendimento", afirma.
"O que precisamos agora é nos unirmos com médicos e funcionários do setor de Oncologia, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Assis e outros representantes para elaborar uma boa proposta. Nós temos que correr contra o tempo e não lamentarmos o descredenciamento, mas agirmos para garantir a manutenção do serviço. Uma das possibilidades é nos vincularmos a Marília ou Ourinhos, mas isso será debatido e pensaremos a melhor maneira de resolver a questão", salienta.
Outros prefeitos que compõem o CIVAP também salientaram que o principal cuidado é com os pacientes que precisam do atendimento.
"Assis não é adversária de Ourinhos. Nós queremos que os dois serviços sejam mantidos, pois o mais importante são os pacientes. Vamos ter que pensar em um novo modelo de gestão e exigir, inclusive, uma nova visita técnica para avaliar o atendimento que está sendo prestado atualmente no Hospital Regional de Assis", afirmou o prefeito de Quatá, Marcelo Pecchio.
O presidente da Câmara Municipal de Assis, Valmir Dionizio, também esteve presente, juntamente com outros vereadores, e afirmou o apoio do Legislativo na causa.
"Nós todos ficamos muito tristes com a notícia do descredenciamento, pois voltamos da reunião anterior com esperança de que o serviço fosse mantido. Vim afirmar toda a solidariedade ao trabalho que o CIVAP vem fazendo e manifestar o apoio dos vereadores da Câmara de Assis", afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Fabiano Morelli, informou que já solicitou todos os dados técnicos do setor de Oncologia e que amanhã deverá ter os documentos em mãos.
"Fiz a solicitação ainda hoje sobre o número de pacientes atendidos, os custos e tudo o que envolva o setor. Amanhã de manhã teremos esses dados em mãos para podermos pensar o mais rápido possível qual será essa proposta que encaminharemos para o governo estadual e federal. O mais importante é pensarmos na saúde dos pacientes", salientou.
A diretora executiva do CIVAP, Ida Franzoso de Souza, garantiu que o contrato do governo do Estado com o CIVAP vai até o dezembro de 2017.
"O que precisamos garantir agora é a manutenção do contrato do governo estadual com o CIVAP. Até o momento não recebemos nenhuma notificação e os pacientes continuarão sendo atendidos. Pensaremos em uma proposta de transição para o final deste contrato e para que não haja interrupção, para continuarmos o trabalho com dignidade", conclui.
Reunião realizada na noite desta quarta-feira, 29
Foram debatidas algumas propostas para a manutenção da Oncologia no HRA
Prefeitos do CIVAP e vereadores de Assis estiveram na coletiva de imprensa