Polícia Civil esclarece operação "Alicantina" realizada na Prefeitura de Assis na manhã desta quarta-feira, 27
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em seis locais para apurar crimes contra a administração pública
Redação AssisCity
- 27/11/24
- 13:00
- Atualizado há 4 horas
A Polícia Civil de Assis divulgou na tarde desta quarta-feira, às 13h24, informações sobre a operação realizada na Prefeitura Municipal de Assis, por meio das Delegacias Especializadas DIG/DISE da Seccional de Assis, realizou a operação "Alicantina", destinada a investigar crimes de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa.
A ação, que incluiu buscas na Prefeitura de Assis, foi resultado de uma investigação instaurada a partir de requisição do Ministério Público Estadual. Após coleta de provas, a Primeira Vara Criminal da Comarca de Assis autorizou os mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em seis locais, entre eles a sede do Executivo municipal.
De acordo com as investigações, secretários de negócios jurídicos, entre 2019 e 2023, teriam recebido honorários advocatícios em espécie referentes ao parcelamento de dívidas ativas de execuções fiscais. Esses valores, que deveriam ser direcionados à conta de honorários da administração pública municipal, não teriam sido repassados, configurando possíveis crimes contra a administração pública.
A operação "Alicantina" foi executada com o apoio do Tribunal de Contas do Estado e da Unidade de Inteligência Policial do Departamento de Polícia Judiciária DEINTER-8. Durante a ação, foram apreendidos celulares, notebooks e documentos relacionados à investigação.
A Polícia Civil informou que os materiais recolhidos passarão por análise documental e tecnológica, e as investigações continuam para aprofundar os detalhes sobre as irregularidades apontadas.
Mais informações serão divulgadas conforme o avanço da apuração.