Buscar no site

Plano Municipal de Resíduos Sólidos é discutido pelos conselhos

Prefeitura quer urgência na aprovação do plano

Assessoria Câmara Municipal de Assis

  • 01/09/17
  • 19:00
  • Atualizado há 381 semanas

Na terça-feira, dia 29, foi realizada uma reunião dos conselhos Municipais do Meio Ambiente (COMDEMA) e do Desenvolvimento Urbano (COMDURB) para a discussão em torno do Plano Municipal de Resíduos Sólidos que está sendo elaborado pelo Executivo.

A Mesa foi composta por Marcelo Oliveira Aguiar Silva, presidente do COMDEMA, Guilherme de Oliveira, presidente do CONDURB, Cledir Mendes Soares, vice-presidente do CONDEMA, Marina Perini Antunes Ribeiro, secretária de Negócios Jurídicos, Márcia Marise Cação Rodrigues, 1º secretária do CONDEMA, Fábio Ávila Nossack, da Secretaria do Meio Ambiente, e Leandro Aguilera Bergonso, da Secretaria da Agricultura. Participaram da reunião os vereadores Valmir Dionizio, presidente da Câmara, Timba e Chico Panela, presidente e vice-presidente da Comissão Permanente do Meio Ambiente de Assis, e Alexandre Cachorrão.

Segundo a secretária Marina, a Prefeitura tem urgência para aprovar esse plano, pois o Ministério Público está pressionando o Executivo por meio de uma ação civil pública. O plano é necessário para estabelecer as estratégias e trabalhar a política de resíduos sólidos no Município, e a falta deste documento está implicando em uma multa de R$ 3 mil por dia aos cofres municipais.

Conforme as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituído pela lei nº 12.305/2010, todos os municípios brasileiros deverão estabelecer seus planos municipais de gestão integrada dos resíduos sólidos, que é condição necessária aos municípios para terem acesso aos recursos da União, destinados à limpeza urbana e ao manejo dos resíduos sólidos.

O presidente da Câmara, Valmir Dionizio, disse da importância do plano municipal.

"Necessitamos desse plano com urgência para dar sequência às atividades no Município", diz o vereador, ressaltando, também, a relevância de um trabalho de conscientização começando pelas crianças e adolescentes nas escolas".

O vereador Timba parabenizou o Executivo pela iniciativa. "É uma vitória para Assis, o começo de uma luta e de uma nova etapa das políticas públicas municipais voltadas ao meio ambiente", comemora.

O vereador Chico Panela também falou sobre o plano e defendeu o uso responsável do lixo para a geração de renda. "Nós estamos fazendo o caminho inverso de muitos municípios, jogando o dinheiro no lixo ao invés de tirar o dinheiro dele", enfatiza.

Além do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, a Prefeitura está realizando uma consulta pública em seu portal à respeito do Plano Municipal de Saneamento Básico de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. Para participar é preciso preencher um formulário disponível no site e enviar pelo endereço [email protected] até o dia 1º de setembro.

Reunião dos conselhos municipais do Meio Ambiente do Desenvolvimento Urbano

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos