Penitenciária de Assis completa transição para regime 100% semiaberto
Até o dia 28 de março, a população carcerária de Assis era de 725 detentos - todos de regime semiaberto
Redação AssisCity
- 01/04/24
- 15:00
- Atualizado há 38 semanas
A Penitenciária de Assis completou sua transição para um presídio 100% de regime semiaberto, encerrando o regime fechado e abrindo caminho para uma nova era na ressocialização de presos. A informação foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) nesta segunda-feira, dia 1º de Abril.
O processo de mudança para o regime semiaberto começou em novembro de 2023, com a transferência gradual de presos para outras unidades prisionais do estado. A expectativa inicial era de que a transição fosse concluída até o final de 2023, mas o processo foi finalizado no início de março, com a transferência dos últimos 24 presos do regime fechado que aguardavam realocação.
Depois disso, Assis recebeu mais 441 detentos de outras unidades para cumprir o regime semiaberto na cidade. De acordo com dados da SAP, a Penitenciária de Assis abriga atualmente 725 presos, todos em regime semiaberto. A capacidade total da unidade é de 1.117 vagas.
O regime semiaberto oferece aos presos a oportunidade de trabalhar, estudar e se ressocializar, aumentando suas chances de reintegração à sociedade após cumprirem suas penas.
Com a mudança de regime, alguns dos presos já podem ser vistos trabalhando em serviços de limpeza pública nos bairros e pontos turísticos de Assis, como o Parque das Águas e as principais avenidas.