Pedrinhas adere ao Civap e consórcio passa a representar 24 municípios
Em Assembléia de Prefeitos realizada na sexta-feira, 11, Pedrinhas Paulista aderiu ao Consórcio e Santa Cruz do Rio Pardo voltou a integrar o Civap.
Ida Françoso ao lado de Jairo
Na tarde de sexta-feira, 11, foi realizada a Assembléia de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - Civap, que trouxe importantes assuntos na pauta regional. A Assembléia foi conduzida pelo presidente do Consórcio e prefeito de Tarumã, Jairo da Costa e Silva e pela diretora executiva Ida Franzoso de Souza. Estiveram nesta Assembléia os prefeitos e prefeitas: Ricardo Pinheiro Santana (Assis), Hermann Henschel (Cruzália), Aristeu Bonfim (Echaporã), Rodrigo Siqueira da silva, Dercílio Ferreira da Costa (Lutécia), Luciana Guimarães Alves Casaca (Quatá), Ismênia Mendes Moraes (Palmital), Manoel Possidônio (Platina) e Marcos Antonio Elias (Oscar Bressane).
O primeiro assunto da pauta foi o andamento da elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional e Local, lançado em meados de agosto deste ano. A condução das etapas iniciais foi apresentada pela articuladora regional da Geobrasilis, Luciana Batista. O objetivo do Plano é, a partir da análise dos projetos existentes ou em andamento, elaborar projetos estruturantes, oportunidades de negócios e recomendações, que estimulem a dinâmica das cadeias produtivas da região, novos investimentos, geração de emprego e renda. São contemplados com este Plano os municípios de Assis, Borá, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Iepê, João Ramalho, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Platina, Quatá, Rancharia, Tarumã, Taciba e Ocauçu.
Na sequencia, o engenheiro ambiental e coordenador de Projetos do Civap, Leandro Dias, apresentou os trabalhos já realizados na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que está sendo desenvolvido pelo Civap em atendimento a Lei Federal nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, que instituiu a política nacional de resíduos sólidos e em comprometimento com as questões ambientais regionais. Os Planos de Gestão Municipais e Integrado de Resíduos Sólidos - PGIRS, estão sendo desenvolvidos pelo Consórcio em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Empresa Júnior de Ciências Biológicas - Cibi Jr UNESP/Assis e ETEC 'Pedro D'Arcádia Neto', para 19 Municípios Consorciados. Os Planos em desenvolvimento deverão ser entregues aos Municípios em dezembro deste ano.
Nesta Assembléia também foi deliberado e aprovado, a reintegração ao Civap dos municípios de Pedrinhas Paulista, representado pela prefeita ngela Gianetta e Santa Cruz do Rio Pardo, representado na Assembléia pelo secretário de Meio Ambiente, Thiago Silvestre. Deste modo, a partir desta semana o Consórcio passa a representar 24 municípios, sendo: Assis, Borá, Cândido Mota, Campos Novos Paulista, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Iepê, João Ramalho, Lutécia, Maracaí, Nantes, Ocauçu, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Platina, Quatá, Taciba, Rancharia, Santa Cruz do Rio Pardo, Pedrinhas Paulista e Tarumã .
Os assuntos finais da Assembléia foram dedicados a saúde regional, o primeiro tratou sobre a gestão do UPA/Assis - Unidade de Pronto Atendimento de Assis e Região pelo Civap/Saúde, apresentado pela diretora Ida Franzoso, pelo contador dop Civap, Alexander Seródio Ribeiro e pelo assessor de Saúde Almir Moreno, ficando decidido que a UPA/Assis será gerido pelo Civap/Saúde. Outro assunto foi a deliberação sobre a licitação Consorciada de Plantões Médicos para os Municípios Consorciados, que foi aprovada pelos Prefeitos presentes.
UPA/Assis - Unidade de Pronto Atendimento: O Objetivo das Unidades de Pronto Atendimento é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares. As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências. SAMU 192 e UPA 24h trabalham integrados no atendimento às urgências e emergências.