Paraguaçu recebe vacinas e garante a prorrogação da campanha contra gripe suína
Nesta fase, também serão prorrogadas crianças entre 2 a 5 anos
A exemplo de todo o país, a Campanha de Vacinação contra a Influenza H1N1, popularmente conhecida como gripe suína também foi prorrogada em Paraguaçu Paulista. Podem se vacinar as pessoas que pertencem a um grupo de risco como grávidas, crianças com idade entre seis meses e 2 anos, jovens com 20 a 29 anos, adultos entre 30 e 39 anos e idosos com doenças crônicas. Nesta fase da vacinação também serão imunizadas crianças de 2 a 5 anos.
As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde do município até o dia 2 de junho, segundo a agente técnica do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Bonfim. No início desta semana, em algumas unidades básicas a vacina estava faltando. No entanto, o município recebeu do Ministério da Saúde 500 doses da vacina contra o vírus.
Em Paraguaçu Paulista, apenas o grupo das grávidas não atingiu a meta de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde de 80%. No total, das 612 gestantes, apenas 66% foram vacinadas.
Nos demais grupos, a vacinação superou as expectativas. Dos 7,5 mil jovens de 20 a 29, 6.423 foram vacinados, o que representa 85% da população atingida. A imunização nos adultos entre 30 e 39 anos cobriu 83%, o que significa 5,4 mil pessoas. Mais de mil doses foram aplicadas em crianças menores de 2 anos, uma cobertura de 107%.
A vacinação em idosos portadores de doenças crônicas bateu recorde. A meta era vacinar 1.133 idosos, no entanto foram imunizados 2,8 mil, ou seja, 247%.