Buscar no site

Palestra e homenagem marcam a abertura da X Jornada Paulista de Plantas Medicinais na unesp

Foi realizada na noite do domingo (25), no Salão de Atos do Campus da Unesp de Assis a abertura oficial da X Jornada Paulista de Plantas Medicinais e I Simpósio Farmácia Verde.

Redação Assiscity.com

  • 28/09/11
  • 12:00
  • Atualizado há 693 semanas

A cerimônia teve início por volta das 19h30 e contou com a presença de autoridades governamentais e científicas. Compuseram a mesa de abertura o Prof Dr. Ivan Spera - Diretor da Unesp - Campus /Assis, Prof. Dr. Regildo Márcio Gonçalves da Silva- presidente da Comissão Organizadora da Jornada, Sueli Zanini - secretária de Gabinete (no ato representando o prefeito de Assis Ezio Spera), Ricardo Pinheiro - presidente da Câmara Municipal de Assis, Jairo da Costa e Silva, prefeito de Tarumã e presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema CIVAP, Nilza Ferreira da Silva - secretária municipal de Meio Ambiente, Prof Dr. Luiz Claudio Di Stasi - presidente de honra da Jornada, Prof. Dr. José Celso Rocha - chefe do departamento de Ciências Biológicas.

A fala das autoridades confirmaram a importância deste evento no cenário nacional e a importância do desenvolvimento de pesquisas que unem conhecimento popular a ciência dentro da temática plantas medicinais. A secretária de Meio Ambiente de Assis ainda falou sobre as primeiras ações em prol a realização da Jornada e da implantação do Projeto Farmácia Verde nos municípios.

O presidente do CIVAP e prefeito de Tarumã, Jairo da Costa e Silva, elogiou os trabalhos de pesquisas desenvolvidos pelo Projeto do Consórcio 'Farmácia Verde', o qual tem proporcionado a aplicação do conhecimentos dos mais antigos com a eficiência da cientificidade das pesquisas orientadas pelo Prof. Dr. Regildo na UNESP. Jairo lembrou e convidou os presentes para a inauguração da primeira unidade da Farmácia Verde ocorrido nesta semana em Tarumã.

Após as falas das autoridades o presidente da comissão organizadora, Prof Dr. Regildo emocionou a todos com um breve relato sobre a história de um aluno que no início de sua carreira marcou a vida do professor com a paixão pelas plantas medicinais adquiridas na leitura de um livro sobre o tema. O objetivo do relato foi homenagear o autor do livro que o aluno apaixonado carregava, Prof. Dr. Luiz Claudio Di Stasi, o qual foi convidado como presidente de honra desta Jornada.

A homenagem foi prestada pelo Pro. Dr. Regildo e pela coordenadora da Jornada e diretora do CIVAP Ida Franzoso de Souza.

A cerimônia de abertura foi encerrada com a palestra do homenageado da noite que falou sobre 'Plantas medicinais e novos medicamentos:"Sonho que se sonha junto é realidade".

A Jornada envolveu cerca de 150 participantes de todo o país em três dias de palestras, oficinas e discussões sobre plantas medicinais e a sua aplicabilidade na rotina de saúde das comunidades.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos