Palestra e homenagem marcam a abertura da X Jornada Paulista de Plantas Medicinais na unesp
Foi realizada na noite do domingo (25), no Salão de Atos do Campus da Unesp de Assis a abertura oficial da X Jornada Paulista de Plantas Medicinais e I Simpósio Farmácia Verde.
A cerimônia teve início por volta das 19h30 e contou com a presença de autoridades governamentais e científicas. Compuseram a mesa de abertura o Prof Dr. Ivan Spera - Diretor da Unesp - Campus /Assis, Prof. Dr. Regildo Márcio Gonçalves da Silva- presidente da Comissão Organizadora da Jornada, Sueli Zanini - secretária de Gabinete (no ato representando o prefeito de Assis Ezio Spera), Ricardo Pinheiro - presidente da Câmara Municipal de Assis, Jairo da Costa e Silva, prefeito de Tarumã e presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema CIVAP, Nilza Ferreira da Silva - secretária municipal de Meio Ambiente, Prof Dr. Luiz Claudio Di Stasi - presidente de honra da Jornada, Prof. Dr. José Celso Rocha - chefe do departamento de Ciências Biológicas.
A fala das autoridades confirmaram a importância deste evento no cenário nacional e a importância do desenvolvimento de pesquisas que unem conhecimento popular a ciência dentro da temática plantas medicinais. A secretária de Meio Ambiente de Assis ainda falou sobre as primeiras ações em prol a realização da Jornada e da implantação do Projeto Farmácia Verde nos municípios.
O presidente do CIVAP e prefeito de Tarumã, Jairo da Costa e Silva, elogiou os trabalhos de pesquisas desenvolvidos pelo Projeto do Consórcio 'Farmácia Verde', o qual tem proporcionado a aplicação do conhecimentos dos mais antigos com a eficiência da cientificidade das pesquisas orientadas pelo Prof. Dr. Regildo na UNESP. Jairo lembrou e convidou os presentes para a inauguração da primeira unidade da Farmácia Verde ocorrido nesta semana em Tarumã.
Após as falas das autoridades o presidente da comissão organizadora, Prof Dr. Regildo emocionou a todos com um breve relato sobre a história de um aluno que no início de sua carreira marcou a vida do professor com a paixão pelas plantas medicinais adquiridas na leitura de um livro sobre o tema. O objetivo do relato foi homenagear o autor do livro que o aluno apaixonado carregava, Prof. Dr. Luiz Claudio Di Stasi, o qual foi convidado como presidente de honra desta Jornada.
A homenagem foi prestada pelo Pro. Dr. Regildo e pela coordenadora da Jornada e diretora do CIVAP Ida Franzoso de Souza.
A cerimônia de abertura foi encerrada com a palestra do homenageado da noite que falou sobre 'Plantas medicinais e novos medicamentos:"Sonho que se sonha junto é realidade".
A Jornada envolveu cerca de 150 participantes de todo o país em três dias de palestras, oficinas e discussões sobre plantas medicinais e a sua aplicabilidade na rotina de saúde das comunidades.