Operação 'Médio Paranapanema' chega a 18 prisões e apreensões na região de Assis
300 policiais estão nas ruas cumprindo mandados
Redação AssisCity
- 11/07/23
- 14:00
- Atualizado há 71 semanas
A Operação Conjunta denominada 'Médio Paranapanema', que está ocorrendo na região de Assis entre os dias 03 a 14 de julho, avança com mais uma fase de ações para cumprimento de medidas cautelares. Na manhã de hoje, às 3h, foram realizadas 51 buscas e apreensões, resultando em 12 prisões temporárias, a apreensão de um adolescente e cinco prisões em flagrante delito. Com isso, o total de prisões e apreensões, incluindo mandados, flagrantes e apreensões de adolescentes, chega a 18.
A fim de reforçar o combate ao furto e roubo de veículos, fenômenos criminais que têm impactado a vida da população da porção sudoeste do médio Paranapanema paulista, foram deslocados para a região 300 policiais civis e militares oriundos de Adamantina, Assis, Dracena, Presidente Prudente e Presidente Venceslau.
A operação tem como alvo pelo menos três grupos criminosos que atuavam em Assis. Um primeiro grupo, de maior estrutura, estava envolvido no furto de camionetes de luxo destinadas ao Paraguai e no tráfico interestadual de drogas. Esse grupo foi desarticulado após uma investigação de seis meses conduzida pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Assis, resultando na identificação e prisão de sete pessoas. O segundo grupo identificado realizava furtos de veículos populares e camionetes usadas, que eram destinados ao Estado do Paraná. Já o terceiro grupo, composto até mesmo por adolescentes, praticava furtos, principalmente de motocicletas, com o intuito de revender peças em pontos clandestinos da região. Todos esses grupos são alvos das ações em andamento, decorrentes de investigações distintas que envolvem 15 inquéritos policiais.
As investigações revelaram que nem todos os integrantes dos grupos criminosos possuem conexões entre si. Além disso, constatou-se que parte dos veículos subtraídos está relacionada ao tráfico de drogas, que também é um foco das ações em curso, principalmente na cidade de Paraguaçu Paulista.
A operação 'Médio Paranapanema' está sendo realizada nas cidades de Assis, Cândido Mota, Paraguaçu Paulista, Maracaí, Tarumã e Lins, complementando as ações já ocorridas durante o período da operação em outras localidades, como Florínea, Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos, Platina, Palmital e Cruzália. Uma coletiva de imprensa está marcada para as 10h na CPJ - Central de Polícia Judiciária de Assis.