Buscar no site

"Oito das dez pessoas que viajaram para o litoral passaram mal", conta assisense

Secretaria Estadual de Saúde confirma que norovírus é o agente causador; casos de infecção foram registrados em várias cidades

Redação AssisCity

  • 10/01/25
  • 11:00
  • Atualizado há 3 horas

O surto de virose que atinge cidades do litoral paulista está gerando grande preocupação entre moradores e turistas que frequentam a região nesta temporada de férias. As praias costumam ficar ainda mais movimentadas entre os meses de dezembro e janeiro, considerados os meses das férias escolares em que as famílias se programam para viajar.

Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, a Secretaria de Saúde de São Paulo, por meio do Instituto Adolfo Lutz, confirmou que o responsável pelo surto é o norovírus, um agente infeccioso comumente associado a doenças gastrointestinais.

O problema tem afetado diversas famílias, como a de Elen Carolina Souza Alves, moradora de Assis, que compartilhou sua experiência ao portal AssisCity. Elen relatou que esteve em Bertioga e Guarujá entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, e que os sintomas da infecção começaram após a visita ao Guarujá.

Reprodução/Arquivo Pessoal - A família de Elen aproveitou as férias escolares para realizar um passeio nas praias do litoral paulista - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
A família de Elen aproveitou as férias escolares para realizar um passeio nas praias do litoral paulista - Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

"As praias de Bertioga são todas limpas, mas no Guarujá, na praia da Enseada, havia esgoto sendo jogado no mar. Nós fomos em 10 pessoas e minha filha de 7 anos foi a que ficou pior. Quando voltamos para Assis, ela começou a passar mal com vômito, diarreia e febre alta. Em um momento, ela desmaiou no banheiro e teve convulsões. Corremos para a UPA, onde ela teve outra convulsão e foi medicada. Depois, ela ficou internada por quatro dias na Santa Casa", contou Elen.

Além da filha, outros membros da família também apresentaram sintomas. "Oito das dez pessoas que viajaram conosco passaram mal. Agora, meu filho de 8 anos também está com febre, dor de barriga, dor de cabeça e vômitos", disse Elen.

Norovírus

O norovírus é um agente infeccioso e se espalha principalmente por meio do consumo de alimentos ou água contaminados, além do contato direto com pessoas infectadas. Entre os sintomas mais comuns estão náuseas, vômitos, diarreia e febre, podendo levar a complicações em crianças, idosos e pessoas com a saúde debilitada.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo reforçou a necessidade de medidas preventivas, como evitar o consumo de alimentos e bebidas de procedência duvidosa, lavar as mãos frequentemente e evitar o contato com água de praias com suspeita de contaminação.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos