Municípios do CIVAP estudam criação de região turística que compõem 19 cidades
O Projeto está sendo elaborado pela Câmara Técnica de Cultura e Turismo do CIVAP, com o suporte da Secretaria de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo
19 municípios do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) estão se organizando para se transformarem em uma região turística chamada 'Vale do Sol', que visa o desenvolvimento social e turístico, e que posteriormente formarão as potenciais rotas turísticas, no qual se insere os municípios da região de Assis, cidade do interior de São Paulo que fica a 434 quilômetros da Capital.
A assessora técnica do CIVAP e coordenadora geral da Câmara Técnica de Cultura e Turismo do CIVAP, Noeli Pires Bueno, falou sobre a importância de poder pensar nesse projeto.
"A ideia de termos uma região turística considerando o município de Assis como polo é organizar e dar maior destaque ao potencial desta região específica, pois ela é formada por municípios com grande fluxo turístico em diversas áreas. Estamos discutindo com prefeitos e gestores municipais de cultura e turismo já há alguns anos este projeto, e agora estamos muito próximos de concretizar um sonho de mostrar as riquezas da nossa região, bem como contribuir para o desenvolvimento regional, que é uma das missões do Consórcio", ressaltou a assessora.
Segundo o Secretário Municipal de Cultura de Assis, Emerson Gonçalves, também membro da comissão executiva da Câmara Técnica do CIVAP, o objetivo é organizar um roteiro coletivo que crie uma identidade regional. "Vamos destacar as potencialidades existentes nestes municípios, considerando a relevância regional, que é um dos pilares para o desenvolvimento social e turístico, de forma centralizada, colaborativa e sustentável", explicou.
Além do destaque para os pontos turísticos dos municípios, o projeto também promoverá geração de emprego; arrecadação de impostos; ocupação hoteleira; capital de giro e plano de investimentos.
Segundo o secretário através dos indicadores de dados coletados no turismo local de cada município, será feito um mapeamento detalhado e organizado para a organização das rotas.
Confira as áreas:
- Áreas de fé/religiosidade: Igrejas, capelas, túmulos de milagres ou históricos, romarias, terços, eventos e procissões.
- Áreas de cultura: Centro cultural - cinema- teatro- lojas de artesanato, Museus, exposições fixas ou itinerantes, semana cultural, festivais, evento cultural, danças folclóricas, reisados- carros de boi, grupos culturais: dança, circo, capoeira, hip hop, etc.
- Áreas de Educação: Simpósio regional e ou estadual, mostras de projetos educacionais voltados para a comunidade, bibliotecas, Universidades, etc.
- Áreas Agricultura: Parreira de uva; Agricultura familiar, feiras fábricas e indústrias, etc.
- Aventuras: Parques, passeio de tirolesa, pedalinho no lago, pesca esportiva, corrida na floresta, trilhas verdes, ciclismo, unidades de conservação, turismo rural, trenzinhos.
- Área Social: Festa do milho, FICAR, festa do doce, festa da soja, rodas de samba, queima do alho, rodeios, folia de reis, festas juninas, quermesse.
- Área rural: Visitações em sítios, café caipira, produção artesanais de queijos, doces caseiros, visitação em parreira de uva, produção de amendoim, passeio em cachoeiras, passeio a cavalo, visitação nas propriedades rurais e passeios nos bairros rurais.
- Área de infraestrutura: Hotéis, pousadas, chalés - Infraestrutura, restaurantes, cafés, transporte público, posto de gasolina e aeroporto.
Os 19 municípios que compõe o estudo são: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzalia, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Lutécia, Maracaí, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina, Quatá, Rancharia, Taciba, Tarumã e Sandovalina.
A equipe da SETUR-SP, juntamente com representantes do CIVAP, estará estruturando as rotas e indicando diretrizes para o projeto de criação da região turística denominada Vale do Sol.