Buscar no site

Mesmo sem inaugurar UPA, ambulância do Samu deverá entrar em funcionamento no mês de setembro em Paraguaçu

Redação Paraguacity.com

  • 27/07/12
  • 10:00
  • Atualizado há 642 semanas

O Departamento Municipal de Saúde alugou uma casa na Rua Maria Paula Gambier Costa, ao lado do batalhão da Policia Militar, para abrigar a ambulância do Samu, que já está há alguns anos no município.

De acordo com a assistente técnica do Departamento, Cristiane Bonfim, essa foi uma exigência do Ministério da Saúde para que as unidades móveis já comecem a funcionar. O Samu é um serviço integrado a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que já está sendo construída no município. Mas, enquanto a obra não fica pronta, a ambulância funcionará na sede provisória.

"O Samu vai ser abrigado junto com o UPA, na verdade ele vai ficar junto com o UPA, como o Ministério exigiu alguns prazos anteriores a isso, a gente teve que alugar essa casa, aqui perto, na Maria Paula Gambier costa, do lado da Policia Militar, para abrigar o Samu enquanto a construção do Upa é terminada", explicou.

Para entrar em funcionamento, o Samu de Paraguaçu, assim como de cidades da região, entre elas Tarumã e Palmital, será coordenado por uma Central do Samu, localizada na cidade de Assis.

"Nós vamos ter esse serviço, mas esse serviço vai ser totalmente monitorado pela central de Assis, então nós já cumprimos nossos prazos, locamos uma casa e ela já está toda estruturada para a equipe do Samu, porque são profissionais que vão permanecer no local 24 horas, então ele tem dormitórios, tem cozinha e a casa já está pronta. O quê que a gente está aguardando? Que a base centralizada que é em Assis esteja pronta para que a gente transfira o 192 do nosso município para Assis e toda ocorrência que tiver vai direto para a Central de Assis, então a gente está organizando a rede de urgência e emergência da região de Assis", destacou Cristiane.

Com o funcionamento do Samu em Paraguaçu, a cidade será uma referencia para municípios da região, entre eles Lutécia, Maracaí e Borá. Para que o serviço tenha inicio, no entanto, é necessário que a Central em Assis esteja pronta.

A assistente técnica do Departamento de Saúde afirmou que um representante do Ministério da Saúde esteve na região e estipulou um prazo para inicio do serviço. Ele deverá retornar na próxima semana para verificar as obras e o cumprimento dos prazos.

"Ele deu até o começo de setembro, então a gente aqui está dentro do prazo e a gente terá uma reunião na semana que vem para saber como está a conclusão das outras bases, que é Tarumã, Palmital e Paraguaçu paulista e como está a central de vagas, ele estará presente nessa reunião, para ele filmar todos os prazos, se foram cumpridos ou não, para que esse serviço comece a funcionar", afirmou.

A ambulância do Samu contará com um motorista e um profissional de enfermagem, capacitados para realizar os serviços emergenciais e encaminhar as pessoas aos órgãos responsáveis.

"A viatura do Samu que a gente já recebeu estará nessa casa, juntamente com o motorista e a técnica de enfermagem, porque o médico estará na Central em Assis, vários médicos, toda ocorrência vai passar lá para depois eles identificarem qual é a viatura que foi, o que precisa ser feito e qual o hospital de referencia que esse acidentado ou essa urgência vai ser atendida", ressaltou Bonfim.

Casa instalada na rua Maria Paula Gambier Costa

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias
Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos