Mais de 280 fiéis de Assis participam de peregrinação ao Santuário de São Miguel Arcanjo no Paraná
Romeiros enfrentaram um trajeto de mais de 80km a pé e na chuva para agradecer pelas bençãos e renovar a fé
Redação AssisCity
- 24/09/24
- 12:00
- Atualizado há 16 semanas
Neste final de semana, mais de 280 fiéis da cidade de Assis realizaram a tradicional peregrinação ao Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, Paraná. Organizada pela Paróquia São Francisco de Assis, da Vila Glória, a caminhada, que teve início em 2013, já se consolidou como uma expressão de fé e devoção, reunindo peregrinos em uma jornada de cerca de 80km a pé.
Os participantes saíram por volta das 4h da manhã de sábado, 21 de setembro, enfrentando chuva e temperaturas baixas. O grupo partiu de Assis com destino a Cândido Mota, de onde seguiram até o Porto Almeida. De lá, atravessaram o rio Paranapanema de balsa até a cidade de Cambará, no Paraná, antes de continuarem até o Santuário. A chegada dos primeiros fiéis ocorreu por volta das 22h.
Desafios e superações durante o percurso
Elizabeti Côrrea Bernardes, uma das organizadoras da peregrinação, destacou as dificuldades enfrentadas no trajeto, sobretudo a chuva intensa no início da caminhada. "Saímos com chuva e choveu até quase chegarmos no Porto Almeida. A travessia foi difícil, a chuva aumentou o peso nas mochilas e nas roupas, mas o maior desafio é sempre a determinação, a fé e o psicológico. Às vezes, nem conseguimos raciocinar. É uma luta constante, mas é muito gratificante."
O cansaço físico e emocional foi um ponto mencionado por vários peregrinos. Joseane Aparecida Leite, manicure de 42 anos, relatou ao Portal AssisCity os momentos críticos que enfrentou. "Quando estávamos na subida para o Santuário, senti uma crise de choro e muitas náuseas. Meu genro também passou mal, mas continuamos rezando e pedindo forças a São Miguel. Foi uma jornada muito difícil, mas conseguimos chegar graças à fé", contou.
À nossa reportagem, Joseane também compartilhou sua história pessoal de fé e superação que tornou a peregrinação ainda mais significativa para sua família. Ela contou sobre as dificuldades enfrentadas por sua filha, Isadora, para engravidar. "Minha filha teve vários abortos e não conseguia segurar o bebê. Quando ela ficou grávida da Maitê, a bolsa rompeu antes do tempo, e a Maitê nasceu prematura, mas, infelizmente, faleceu após 11 dias na UTI neonatal."
Depois desse doloroso episódio, Isadora decidiu colocar um DIU, mas enfrentou complicações, como infecções e a expulsão do dispositivo. Foi então que Joseane intensificou suas orações no grupo das "Mãos Ensanguentadas de Jesus". "Eu pedi muito para Deus curar o útero dela, para que ela pudesse ter um filho. Era o desejo mais profundo dela, e toda terça-feira eu ia ao grupo de oração e intercedia."
Após algum tempo, Isadora engravidou novamente, e o bebê, Theo, nasceu no dia 7 de julho do ano passado, de uma gestação saudável. Joseane vê o nascimento de seu neto como um verdadeiro milagre. "O Theo é um milagre. Eu pedi muito para São Miguel durante a quaresma e nas minhas orações, e ele veio. Ele nasceu perfeito e saudável. Ano passado, não o levamos à peregrinação porque ele era recém-nascido, mas este ano, com um ano de vida, ele foi conosco para que São Miguel pudesse abençoá-lo", disse emocionada.
Paradas estratégicas e apoio logístico
Durante o percurso, os fiéis fizeram algumas paradas importantes. Uma das principais foi no Porto Almeida, onde puderam descansar, se alimentar e recarregar as energias antes de seguir viagem. Além disso, a organização da peregrinação contou com o suporte de uma equipe de apoio, que garantiu a segurança dos participantes e forneceu água e alimentos em pontos estratégicos.
A peregrinação ao Santuário de São Miguel Arcanjo é uma tradição próxima ao dia 29 de setembro, data em que se celebra o Dia de São Miguel. Durante a celebração, o Santuário realiza missas ao longo de todo o dia, recebendo milhares de fiéis de diversas regiões do Brasil.
Fé e gratidão marcam a jornada
A peregrinação ao Santuário de São Miguel Arcanjo é vista pelos fiéis como uma oportunidade de renovar a fé, agradecer por bênçãos recebidas e fortalecer o espírito. Para Elizabeti, a experiência é indescritível e, apesar dos desafios enfrentados no caminho, o sentimento de gratidão e espiritualidade supera qualquer dificuldade. "O corpo pode até estar exausto, mas a fé nos leva além. O mais gratificante é saber que completamos a caminhada e pudemos, mais uma vez, sentir a presença de Deus em nossas vidas."
No dia da festa de São Miguel Arcanjo, dia 29 de setembro, haverá uma missa especial na igreja São Nicolau (Igreja Redonda), celebrada pelo Pe. Juninho a partir das 15h. Toda a população está convidada para a honraria.