Buscar no site

Linhas operadas pela AVOA estão em processo de chamamento público segundo Artesp

Linha de ônibus entre Assis e Ourinhos continua sem operadora um mês após saída da AVOA

Redação AssisCity

  • 15/07/24
  • 16:00
  • Atualizado há 15 semanas

Na manhã desta segunda-feira, 15 de julho, uma moradora de Assis, que utilizava a linha de ônibus entre Assis e Ourinhos, entrou em contato com o Portal AssisCity para informar que, até o momento, nenhuma outra empresa havia assumido a operação da linha desde que a Empresa de Transportes Auto Viação Ourinhos Assis (AVOA) devolveu oficialmente as linhas entre Assis e Palmital e entre Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo à Artesp, no dia 17 de junho.

Na ocasião, o diretor da AVOA, Luciano Carvalho, informou ao Portal AssisCity que as linhas seriam devolvidas devido à inviabilidade econômica para a empresa. A AVOA operava as linhas desde 1965. "Após a pandemia houve uma queda muito grande na demanda e não se recuperou. Tentamos com algumas prefeituras uma parceria que viabilizasse a operação, mas não tivemos sucesso", disse.

Iracema dos Santos, que depende do transporte público para trabalhar em Ibirarema, relatou ao Portal AssisCity que entrou em contato com outras empresas de ônibus da região, na esperança de que alguma delas assumisse as linhas. Apesar de algumas demonstrarem interesse, nada foi concretizado. "Eu liguei para algumas empresas daqui e uma me disse que até tinha interesse em assumir a linha, só que, aparentemente, quando a empresa ligou na AVOA, houve algum desencontro de informações e ficou por isso mesmo. Entrei até mesmo no Diário Oficial, mas nenhuma posição até agora. Nós só gostaríamos de saber uma posição, ter um prazo, pois muitas pessoas necessitam do transporte público para trabalhar nessas cidades", disse ela.

O Portal AssisCity entrou em contato a Agência de Transporte do Estado de São Paulo, a Artesp, que informou através de uma nota, que o chamamento público é a forma que a Agência tem para colocar outras empresas que queiram operar as linhas, e que o chamamento foi publicado no DOE na última sexta-feira, 12 de julho. Leia a nota na integra:

"A ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa que, o chamamento público é a forma que a Agência tem para colocar outras empresas que queiram operar as linhas.

No último dia 12 de Julho, foi publicado no DOE, o chamamento público convocando as empresas interessadas que operam no Serviço Regular e/ou Fretamento, realizarem o atendimento das linhas mencionadas.

Conforme a publicação, o prazo para manifestação de interesse é de cinco dias úteis. Portanto, é preciso aguardar o término prazo, para que a Área Técnica possa dar continuidade no assunto.

Atenciosamente", disse o comunicado.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais