Buscar no site

InMET coloca Assis em alerta laranja para fortes chuvas e ventos intensos

Alerta é válido para essa quinta-feira, 24 de outubro, e permanece até o 12h desta sexta-feira, 25

Redação AssisCity

  • 24/10/24
  • 17:00
  • Atualizado há 5 horas

O Instituto Nacional de Meteorologia (InMET) emitiu um alerta laranja para tempestades em Assis, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h, além de ventos intensos variando entre 60 e 80 km/h. A Defesa Civil de São Paulo também destaca que há risco de quedas de árvores, cortes no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. Também há previsão de queda de granizo em algumas áreas.

Portal AssisCity - InMET coloca Assis em alerta laranja para fortes chuvas e ventos intensos - FOTO: Portal AssisCity
InMET coloca Assis em alerta laranja para fortes chuvas e ventos intensos - FOTO: Portal AssisCity

As autoridades recomendam que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. A orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível, para evitar acidentes.

As fortes chuvas que devem atingir Assis são consequência de um ciclone extratropical em formação no sul do país, especialmente entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Essa região é caracterizada pelo encontro de ventos quentes, vindos do continente, e ventos frios do Atlântico, o que contribui para a formação desses ciclones. O alerta de tempestade permanece até o meio-dia desta sexta-feira, 25 de outubro.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil de São Paulo, espera-se que a maior precipitação do mês ocorra justamente nesta sexta-feira, com 24 mm previstos para Assis.

A concessionária Energisa, responsável pelo fornecimento de energia na região, já colocou em prática seu plano de contingência para lidar com os possíveis impactos. A empresa reforça aos moradores a importância de desligarem os equipamentos das tomadas e evitarem contato com cabos de energia soltos.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros (193) ou entrar em contato com a Energisa pelo WhatsApp (18) 99120-3365.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais