Governo do Estado quer criar microrregião administrativa de Assis
Audiência contou com a participação do vice-governador Rodrigo Garcia
Na manhã deste sábado, 3 de julho, a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, promoveu na sede de ACIA em Assis, uma audiência pública sobre o projeto de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo que debateu sobre a criação da Região de Estado de Assis.
O evento contou com a presença do vice-governador e secretário de governo, Rodrigo Garcia e do secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, além de prefeitos da região, deputados e sociedade civil.
Os principais objetivos do projeto são constituir uma nova divisão regional administrativa comum a todos os setores da instituição do Estado e também reorganizar os municípios em regiões, que já estão conectados, sem separação e com mais interação, facilitando o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse regional, além de criar instrumentos para uma governança interfederativa.
Em sua chegada o vice-governador Rodrigo Garcia, afirmou que esta nova regionalização do estado de é um projeto importante pro futuro de São Paulo, e que a audiência possibilita debater com prefeitos e líderes sociedade civil essa nova regionalização que vai permitir prioridade e planejamento de investimentos do dinheiro público onde a população mais precisa.
"Assis cada vez mais tem um papel preponderante na prestação de serviços públicos para a região, e também na formação mão de obra, comércio, serviços e indústria, Assis sempre será protagonista na nova regionalização de São Paulo", destacou.
Presente na audiência o prefeito de Assis, José Fernandes, ressaltou é uma honra para Assis receber a visita do vice-governador Rodrigo Garcia e do secretário Marcos Vinholi que trazem boas notícias de grandes conquistas para o município.
O prefeito de Florínea, Duda, lembrou que este é um momento importante para a região.
"A descentralização do Estado, voltando os trabalhos e serviços mais próximos dos municípios é um grande beneficio e um momento importante para a região, acredito que este é o primeiro passo para o desenvolvimento regional, pois facilita a vida de todos os municípios que poderão resolver assuntos vindo até Assis, sem a necessidade de grandes viagens até São Paulo, fazendo com que a gestão pública seja mais eficiente", considerou.
Por sua vez, o prefeito de Palmital, Luis Gustavo, lembrou que Assis sendo o centro da microrregião estará valorizando toda a região, sendo esta ima decisão importante para o desenvolvimento regional. Ele também destacou a confirmação da implantação de uma unidade do Poupatempo em Palmital, que era um pedido antigo da população.
O prefeito de Pedrinhas Paulista, Fred Nicolau ressaltou que a proposta descentralização, e a escolha de Assis como pólo administrativo na região contribuir pequenas cidades. Ele lembrou ainda que em visita recente a São Paulo reivindicou recursos para a cidade, entre eles para a infra estrutura urbana e que espera a confirmação destes recursos na reunião deste sábado.
Integram a Região de Estado de Assis as cidades de Assis, Cândido Mota, Cruzália, Florínia, Ibirarema, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina, Quatá, Queiroz e Tarumã.
O secretário de desenvolvimento, Marcos Vinholi, ressaltou que a Região de Estado de Assis tem o conceito no municipalismo, que visa valorizar a cidade e já que muita gente da região vem diariamente até Assis, seja para estudar ou atendimentos em saúde.
"Este projeto estabelece um modelo de governança diferenciado valoriza a região, através de um Conselho Regional são tomadas decisões sobre a região, que pensam juntos onde a região quer chegar, para que possam competir em uma economia globalizada e em parceria, com mais recursos e investimentos. Com a criação de um fundo, são aportados recursos do Governo do Estado de SP e das prefeituras para projetos de interesse em comum", destacou o secretário.
Acompanhe: