Buscar no site

Gestantes e crianças também serão vacinadas contra gripe neste ano

Gestantes, crianças menores de dois anos e trabalhadores de saúde serão vacinados a partir deste ano, além de idosos e indígenas. Meta é imunizar 80% do público-alvo

Redação Paraguacity

  • 05/04/11
  • 00:00
  • Atualizado há 711 semanas

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a ampliação da população coberta pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do Sistema Único de Saúde. A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1999, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1), popularmente conhecida como a gripe suína.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Cátia Leite Lourencetti, a Campanha Nacional de Vacinação acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio e todos os postos do município estarão disponibilizando a vacina. No sábado seguinte ao início da campanha, 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização.

"Nosso estado ainda tem um alto índice de complicações por doenças respiratórias agudas, levando muito rápido a pneumonia, doenças pulmonares. Acredito que o governo teve esse olhar mais ampliado para diminuir o público de pessoas que adoecem por esses motivos", ressaltou a enfermeira Cátia.

Para a região Sudeste, está previsto o envio de 14,3 milhões de doses da vacina, que são suficientes para imunizar o público alvo estimado em 13,1 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde, estados e municípios é vacinar 80% da população alvo. Em todo o país, devem ser vacinadas cerca de 23,8 milhões de pessoas.

VACINAÇÃO DE CRIANÇAS

Os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.

Na população com mais de 60, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%.

SERVIÇO

Quem será vacinado

Toda a população de 60 anos ou mais, toda a população indígena (acima de 6 meses de vida), crianças com idade entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais de saúde.

CONTRAINDICAÇÕES

Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos