Foliões iniciam visitas nas casas em comemoração as festividades de Santos Reis em Assis e região
Evento tradicional na Água do Óleo será no dia 7 de janeiro
A tradição de Santos Reis se mantém viva em Assis e região. Na primeira semana de janeiro, como de costume, companhias já iniciaram as visitas em diversas casas para comemoração das festividades que serão realizadas durante o mês.
Um grupo de foliões da Água do Óleo, já visitou dezenas de moradores tanto na zona rural, quanto na área urbana.
"Essa semana já passamos por Assis, Cândido Mota, no distrito de Nova Alexandria, Echaporã e Tabajara. E hoje estaremos finalizando as visitas na Água do Óleo por volta das 19h30. A nossa festa tradicional será no dia 7 de janeiro e todos estão convidados", conta o folião Zé Mariano.
História da Folia de reis
A origem da Folia de reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX.
A Folia de reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.
A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.
No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, eles foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.
Por trás dos presentes levados havia uma simbologia:
Ouro: representava a realeza
Incenso: representava a divindade ou a fé
Mirra: representava a imortalidade