Fogo para limpar terreno é prática criminosa e Meio Ambiente alerta população
Prática é comum especialmente durante o período de estiagem
Muitas pessoas ainda têm o costume de colocar fogo no mato como uma prática para a limpeza de terrenos, em Assis. Essa atitude ainda é mais comum durante o período de estiagem, o que a torna ainda mais perigosa, devido ao risco de que o fogo se espalhe e possa tomar grandes proporções.
O que talvez as pessoas não saibam é que esta é uma prática criminosa prevista na Lei de Crimes Ambientais e também regulamentada pela Lei Municipal nº 4609, de 31 de maio de 2005, que implica multa ao responsável e com valor dobrado em caso de reincidência.
O secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nossack, afirma que Assis tem sofrido com as queimadas ilegais.
"Realizar queimadas em terrenos, lotes urbanos e outras áreas de vegetação é um crime previsto em lei e não pode acontecer. Toda a limpeza desses locais deve ser feita de forma mecânica, com a retirada do material, e não sua queimada. Temos sofrido com essa prática de queimadas ilegais em Assis, inclusive na região próxima ao Parque Buracão e da Secretaria. O fato aconteceu próximo à nascente e encontramos uma espécie de fogueirinha com papel, ou seja, uma atitude incendiária e que só traz malefícios", afirma.
Nossack ressalta que as queimadas prejudicam a qualidade do ar, especialmente nesse período de falta de chuvas.
"Estamos passando pelo Outono já em direção ao Inverno e esse período é de estiagem, com tempo mais seco e falta de chuvas. As queimadas trazem prejuízos para toda a população, porque pioram a qualidade do ar, aumenta a fuligem que invade as casas e é um grande transtorno, além de outros muitos problemas. Pedimos aos munícipes que não coloquem fogo na vegetação e ressaltamos que a fiscalização tem sido feita para evitar ações criminosas como estas", ressalta.
O secretário também informa que as denúncias podem ser feitas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, pelo telefone (18) 3324-3355.
"Recebemos as denúncias tanto pelo telefone, quanto presencialmente. Os munícipes podem nos procurar no nosso prédio, que fica na Rua Orozimbo Leão de Carvalho, no Parque Buracão. As pessoas que eventualmente já foram autuadas e têm dúvidas sobre o processo administrativo, também podem nos procurar para verificar o que deve ser feito", conclui.
Casos recentes
No dia 14 de maio, o Corpo de Bombeiros de Assis foi acionado para combater um incêndio às margens da Rodovia Raposo Tavares, na divisa com o Recinto da FICAR.
Apesar do tempo seco, que contribui para que o incêndio seja mais comum, suspeita-se de que seja criminoso, visto que na semana anterior os bombeiros já foram acionados para uma ocorrência também às margens do Parque da FICAR.
A moradora Analice Leonardo da Silva também conta que próximo à linha férrea se deparou com o mato todo queimado. Ela tirou fotos e fez uma publicação nas redes sociais, onde desabafou.
"Estava passando pela linha férrea e percebi que não havia mais mato alto, pois resolveram o problema botando fogo em toda a sua extensão. Gostaria de saber de quem foi a ideia de jerico? O que vão fazer a respeito? Porque se fosse para botar fogo, eu mesma mandava carpir. Um absurdo", conclui.
Confira as imagens:
Incêndio às margens do Parque da FICAR no dia 14 de maio