Buscar no site

Feriado prolongado da Proclamação da República será de chuva em Assis

Defesa Civil estadual alerta para o risco de temporais entre sexta-feira e sábado; domingo será de tempo nublado

Redação AssisCity

  • 15/11/24
  • 09:00
  • Atualizado há 6 horas

O feriado prolongado de 15 de novembro será marcado pela presença de chuva em todo território paulista. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado, as precipitações ocorrerão por causa de um sistema meteorológico na costa da região Sudeste, a qual criará condições para pancadas de chuva forte. Além disso, há condições para temporais, seguidos por raios e rajadas de vento.

Portal AssisCity/Arquivo - Feriado prolongado da Proclamação da República será de chuva em Assis - FOTO: Portal AssisCity/Arquivo
Feriado prolongado da Proclamação da República será de chuva em Assis - FOTO: Portal AssisCity/Arquivo

Entre os dias 15 e 16, esse sistema atuará principalmente no interior do estado, o que pode registrar acumulados altos na região de Assis e Marília. No domingo, dia 17, o dia será mais estável, sem condições para chuvas significativas, apenas de variação de nebulosidade.

Previsão do tempo

Confira as temperaturas e condições previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMet):

Sexta-feira (15/11):

Mínima: 17°C

Máxima: 29°C

Umidade: 90%

Sábado (16/11):

Mínima: 20°C

Máxima: 25°C

Umidade: 90%

Domingo (17/11):

Mínima: 20°C

Máxima: 23°C

Umidade: 90%

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil alerta para cuidados essenciais durante o período:

Tempestades: Evite áreas arborizadas devido ao risco de queda de árvores. Nunca enfrente áreas alagadas, pois 15 cm de água podem arrastar uma pessoa, e 30 cm são suficientes para mover um carro.

Raios: Ao ouvir trovões, busque abrigo seguro.

Deslizamentos: Em áreas de encosta, observe sinais como rachaduras em paredes, portas e janelas emperradas, ou inclinação de postes e árvores.

Rajadas de vento: Ventos acima de 60 km/h podem causar danos significativos. Acima de 90 km/h, o cenário é crítico, com possibilidade de queda de árvores e danos estruturais. Procure abrigo seguro e evite janelas, coberturas frágeis e estruturas metálicas.

Caso fios energizados caiam sobre veículos, permaneça dentro do automóvel e acione os serviços de emergência. Se houver risco de incêndio, saia sem tocar nas partes metálicas e afaste-se do local com pequenos saltos.

Para emergências, a Polícia Militar (190) e o Corpo de Bombeiros (193) estão à disposição. A Energisa também oferece suporte via WhatsApp pelo número (18) 99120-3365.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos