Fenômeno climático gera rajadas de vento intensas e chuva de granizo em Assis
O Portal AssisCity ouviu o professor e mestre em Geografia, Thiago Hernandes
Redação AssisCity
- 31/12/24
- 16:00
- Atualizado há 3 dias
Na tarde desta terça-feira (31), a cidade de Assis foi surpreendida por um evento climático que chamou a atenção de moradores: a formação de rajadas de vento intensas, acompanhadas de chuva de granizo. Apesar de especulações sobre um possível tornado, especialistas descartam o uso do termo para descrever o fenômeno registrado.
De acordo com o professor e mestre em geografia Thiago Hernandes, o ocorrido está associado a um processo comum nesta época do ano. "A formação de correntes de vento de maior intensidade, como as que foram registradas hoje, ocorre devido ao encontro de massas de ar quente próximo à superfície, típico do verão, com a entrada de massas de ar frio em altitudes mais elevadas", explicou Hernandes.
Esse choque térmico, segundo ele, cria zonas de instabilidade que podem gerar ventos fortes, chuvas de intensidade média a forte, e até mesmo granizo, como foi observado. "É importante destacar que o termo 'tornado' é inadequado neste caso. O mais correto seria chamar de redemoinho de vento ou correntes intensas, pois 'tornado' é uma palavra muito pesada para descrever o fenômeno registrado aqui hoje", pontuou.
As rajadas de vento puderam ser vistas em diversas regiões da cidade, especialmente no Parque Universitário, nas proximidades da Unesp e do Max Atacadista, além do bairro rural Água da Pinga, onde moradores relataram ter observado o fenômeno com clareza.
A chuva de granizo, embora não tenha causado grandes danos, é mais uma evidência do impacto das variações climáticas típicas do verão. "Essa dinâmica de ar quente na superfície e ar frio em altitudes elevadas é a mesma que explica a formação de granizo, embora esse tipo de chuva nem sempre esteja associado a ventos tão intensos quanto os registrados", acrescentou o geógrafo.
Eventos como o desta tarde reforçam a necessidade de atenção durante o verão, período marcado por alterações climáticas abruptas, que podem gerar fenômenos de grande intensidade.