Família de pedreiro aposentado pede doação de sangue O+ em Assis
Maurício Ribeiro de Almeida passará por uma cirurgia no estômago
O pedreiro aposentado Maurício Ribeiro de Almeida, de 71 anos, está lutando contra um câncer e passará por uma cirurgia no estômago. Ele precisa de doação de sangue.
Para ajudar, basta se dirigir ao Hemocentro do Hospital Regional de Assis, o mais rápido possível, e fazer as doações, o tipo sanguíneo do pedreiro é O+.
A família de Maurício pede a ajuda da população. "Sabemos que a doação de sangue salva vidas, o Maurício tomou cinco bolsas já, precisamos repor o estoque do Hemocentro para que ele possa fazer a cirurgia com segurança", explicou.
Como Doar?
Para doar basta comparecer ao Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, na Praça Dr. Symphrônio Alves dos Santos, s/n, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 11h.
Para ser um doador de sangue é necessário: ter entre 18 e 65 anos; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; estar bem alimentado; apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou CNH).
Alguns motivos que impedem temporariamente a doação de sangue: resfriado (neste caso aguarde sete dias após desaparecimento dos sintomas); gestante; parturiente: (neste caso deve aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana); amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses.
Não podem doar: com antecedentes de Hepatite, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, usuários de ilícitas injetáveis ou pessoas infectadas por Malária.
Homens podem doar sangue até quatro vezes no ano, respeitando intervalos de 60 dias; mulheres podem doar três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.
Ser um doador de sangue é um gesto de solidariedade e cidadania, uma única doação pode salvar até três vidas.