Buscar no site

Família de Assis busca doadores de sangue para homem com doença rara

Vanderlei Aparecido Marques, o Tio Deca, precisa urgentemente de doações de sangue do tipo A -

Redação AssisCity

  • 22/08/23
  • 16:00
  • Atualizado há 71 semanas

Uma família de Assis está fazendo um apelo à comunidade local em busca de doadores de sangue do tipo A-. Vanderlei Aparecido Marques, de 55 anos, conhecido por seu trabalho no transporte escolar na "Van do Tio Deca", enfrenta uma batalha contra uma doença rara e precisa de doações urgentes para dar continuidade ao seu tratamento.

Reprodução/Redes Sociais - Vanderlei Aparecido Marques, o Tio Deca, precisa urgentemente de doações de sangue do tipo A - | FOTO: Redes Sociais
Vanderlei Aparecido Marques, o Tio Deca, precisa urgentemente de doações de sangue do tipo A - | FOTO: Redes Sociais

De acordo com a sua filha, Iara Mendes, há cinco anos, Vanderlei realizou um procedimento de radioterapia para tratar um câncer de pele. No entanto, essa radioterapia acabou afetando sua medula óssea, desencadeando uma série de complicações de saúde. "Nos últimos meses, ele tem perdido uma quantidade significativa de sangue, levando a uma anemia grave. Após diversos exames, meu pai foi diagnosticado com uma rara condição chamada mielofibrose, um tipo de câncer que afeta as células produtoras de sangue na medula óssea", explicou.

Segundo a família de Vanderlei, o Hemocentro do Hospital Regional de Assis não possui a quantidade necessária de sangue do tipo A- para seu tratamento. O processo envolve a reposição das plaquetas sanguíneas e, conforme as informações médicas, Vanderlei precisará de mais doações para prosseguir com o tratamento.

A Mielofibrose é uma doença rara, com incidência estimada em 1 caso a cada 200 mil pessoas. Se você deseja ajudar Vanderlei e sua família, dirija-se ao Banco de Sangue do HRA e faça uma doação. O Hemocentro fica localizado na Praça Dr. Symphronio Alves dos Santos, s/n, Centro.

Além de ter um sangue compatível com o de Vanderlei, também é preciso atender ao seguintes requisitos para doar:

- Ter entre 16 e 69 anos completos

- Estar em boas condições de saúde

- Pesar mais de 50 kg

- Estar descansado, alimentado e hidratado

OBS: Pessoas com tipo de sangue O- podem doar, pois são doadores universais, ou seja, podem doar para qualquer tipo de sangue.

Outras informações podem ser obtidas com a filha de Vanderlei, Iara Mendes, pelo telefone (18) 99642-1043.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos