Fábio Nossack pede exoneração e é pré-candidato à vice de Cristiani Silvério com apoio de José Fernandes
Ex-secretário ocupou cargos na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e depois na Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços ao longo de 7 anos
Redação AssisCity
- 05/06/24
- 18:00
- Atualizado há 24 semanas
Em um movimento significativo para as próximas eleições municipais, Fábio Nossack pediu exoneração do cargo de Secretário Municipal de Obras de Assis nesta quarta-feira, 5 de junho, e anunciou sua pré-candidatura a vice-prefeito ao lado de Cristiani Silvério. A pré-candidata a prefeita, conta com o apoio do atual prefeito de Assis, José Fernandes.
Em entrevista ao Portal AssisCity, o agora ex-secretário expressou sua gratidão pelo tempo de serviço público e destacou suas realizações. "Encaminhei nesta manhã um memorando ao gabinete do prefeito pedindo meu desligamento e agradecendo pelos sete anos de serviços prestados. Primeiro, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente desde 2017 e depois na Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços. Agradeço imensamente ao prefeito José Fernandes pela oportunidade, foi um grande crescimento pessoal e profissional", disse.
Fábio Nossack ressaltou os avanços alcançados durante sua gestão. Entre os destaques estão a transformação da iluminação pública de Assis, com a troca completa para luminárias de LED, e o programa "Asfalto Para Todos", o maior da história da cidade em recuperação de pavimentos. Ele também mencionou as melhorias nas estradas vicinais, a pavimentação de importantes vias rurais e a recuperação das estradas com material pesado.
Além das obras, Nossack, que é engenheiro ambiental, bacharel em Direito e Doutor em Agronomia, destacou a criação e revitalização de parques urbanos. "Fizemos parte da conquista dos parques urbanos, como a reforma do Parque das Águas e do Eco Parque" destacou o ex-secretário. A reforma do Parque das Águas enfrentou um entrave com o Ministério Público, que questionou a validade da licença emitida pela CETESB.
"O Ministério Público entendeu que a licença não respeitou o rito correto, mas essa decisão foi reformada em tribunal, provando que todos os critérios técnicos foram obedecidos. Infelizmente, isso fez com que Assis perdesse uma verba de aproximadamente R$ 1.300.000 destinada ao parque. No entanto, o prefeito José Fernandes conseguiu uma emenda parlamentar de R$ 900.000 para a construção de infraestrutura no parque, incluindo um Centro de Visitantes, estacionamento, banheiros e um Jardim Botânico, então, em breve mais novidades ali no Parque das Águas", explicou Nossack.
Outro ponto destacado foi o trabalho à frente da Defesa Civil Municipal, que resultou na montagem de uma brigada, capacitação de servidores e aquisição de equipamentos. Nossack também ressaltou a importância do Distrito Industrial, cuja infraestrutura foi modernizada graças a investimentos em saneamento básico e drenagem, previstos para serem concluídos em grande parte até o final do ano.
Fábio enfatizou ainda a modernização dos sistemas de planejamento e aprovação de projetos visando o desenvolvimento da cidade, proporcionando maior transparência e eficiência para arquitetos e engenheiros civis. "Hoje, temos um sistema online que permite que profissionais entrem com seus projetos de forma remota, o que trouxe muitos avanços na tecnologia e na justiça tributária".
A escolha de lançar o então secretário de Obras partiu de uma decisão conjunta das lideranças dos partidos envolvidos na pré-candidatura de Cristiane Silvério. O convite, no entanto, foi feito pessoalmente pela pré-candidata. "Recebi o convite da ex-secretária de Saúde Cristiani Silvério, como um novo desafio. Estou confiante e motivado para continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Assis. Estarei com ela nessa chapa e vamos torcer para que tudo corra bem," declarou Nossack.
A expectativa é de que a candidatura de Cristiani Silvério e Fábio Nossack seja oficialmente lançada nos próximos meses.